Inspirado no concept DS Aero Sport Lounge, o DS N°8 é o novo porta-estandarte da DS Automobiles, com um formato fastback, estilo SUV Coupé, a lembrar também as grandes carroçarias francesas.
As suas dimensões são: 4,82 m de comprimento para uma largura máxima de 1,90 m e uma altura de 1,58 m. A distância entre eixos é de 2,90 metros.
O DS N°8 assenta na plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis. No presente caso, foi otimizada em comprimento e em largura para acolher as baterias até uma capacidade útil de 97,2 kWh. Permite, igualmente, receber as rodas de grandes dimensões, de 740 mm de diâmetro, do novo porta-estandarte da DS Automobiles.
O modelo elétrico beneficia de uma autonomia combinada de 750 km (ciclo WLTP) e superior a 500 km em autoestrada, muito graças a um Cx referencial de 0,24.
O DS Nº8 é primeira criação da marca exclusivamente 100% elétrica.
As células das baterias NMC (Níquel-Manganésio-Cobalto) do DS N°8 são concebidas e produzidas em Billy-Berclau Douvrin (França) pela ACC, uma joint-venture em que Stellantis é uma das fundadoras e sua maior acionista. Quanto ao motor elétrico do DS N°8, é desenvolvido e produzido em Trémery (França) pela Emotors, outra joint-venture que o Grupo integra.
O DS N°8 ficará disponível com três motores 100% elétricos – de 230 cv, 245 cv e 350 cv – tendo a versão mais potente a particularidade de contar com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes.
Todos os motores beneficiam de um extra de potência que, pontualmente, acrescenta 30 cv suplementares às versões FWD, ou seja 260 cv, ou 35 cv à versão FWD Long Range, significando 280 cv totais, e 25 cv à versão AWD Long Range, para um total de 375 cv de potência.
O volante do modelo é em “X”, inspirado-se nos mais recentes concept cars.
O ecrã central tem 16 polegadas e dá acesso às funções do DS Iris System 2.0, que pode ser controlado por reconhecimento de voz.
O DS N°8 conta com uma bagageira de até 620 litros.
O DS N°8 estará disponível com duas composições de baterias. A primeira tem uma capacidade útil de 74 kWh, equipando o DS N°8 FWD (230 cv). A segunda tem uma capacidade útil de 97,2 kWh, equipando as versões FWD Long Range (245 cv) e AWD Long Range (350 cv). O DS N°8 FWD Long Range atinge uma autonomia de 750 km, com um consumo de 12,9 kWh/100 km (ciclo normalizado WLTP), reivindicando, também, uma impressionante autonomia superior a 500 km em autoestrada (a uma velocidade constante de 120 km/h).
O DS N°8 alcança performances de primeiro plano, cumprindo a reprise dos 0 aos 100 km/h em 5,4 s na versão AWD Long Range e em 7,7/7,8 s nas versões FWD. A velocidade de ponta está autolimitada a 190 km/h.
Graças a uma potência de carga máxima de 160 kW e constante entre os 20% e os 55% do nível de carga e à presença de um dispositivo de pré-condicionamento da bateria, o modelo pode passar de 20% a 80% da carga em 27 minutos num carregador rápido. Tal representa uma recuperação de 200 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Para os trajetos do quotidiano que obrigam a uma autonomia média, o DS N°8 dispõe de um carregador de bordo de 11 kW, em corrente alternada (22 kW como opção, em data posterior) e dispõe de uma gestão inteligente das baterias.
Os carregadores de bordo de 11 kW e de 22 kW permitirão a função V2L (Vehicle to Load), permitindo recarregar um aparelho elétrico externo.
O DS N°8 propõe três modos distintos de travagem regenerativa: regeneração clássica (-0,6 m/s2), regeneração moderada (-1,2 m/s2) e regeneração aumentada (-1,8 m/s2). Complementar a estes diferentes níveis de regeneração, o DS N°8 propõe a função One Pedal, ativável através de um botão situado na consola central. O condutor pode, assim, beneficiar de uma travagem modulável que se intensifica até aos -2,5 m/s² e a travagem completa da viatura.
A partir deste modelo, a DS Automobiles passa a adotar uma nova filosofia de denominações, com a introdução da nomenclatura “N°” que representa o modo de escrita da palavra “Número”. As futuras criações da DS Automobiles seguirão, assim, esta nova lógica de nomenclatura.