Desde o dia 13 de dezembro está disponível na Prime Video a série documental Anatomia de um Regresso, que inclui um inesperado Easter egg no final do quarto e último episódio: a revelação do modelo de produção do futuro Renault 5 Turbo 3E.

Numa abordagem moderna e elétrica ao Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80, este desportivo promete adrenalina sobre rodas.

A história da Renaulution contada por dentro

A série documental Anatomia de um Regresso conta a história de como o Grupo Renault deu a volta por cima, superando um momento de crise que a levou, no início da década de 2020, a lançar a Renaulution, um plano de transformação que esteve na base do lançamento de vários modelos. Com este documentário, a Renault oferece uma visão inédita dos bastidores da produção e do design de novos modelos, como o Renault 5, além de levar os espectadores aos bastidores da equipa Alpine de Fórmula 1.

Uma estreia mundial num documentário

Pela primeira vez, a Renault utiliza um documentário para apresentar um novo veículo de produção. No final do quarto episódio, surge um Easter egg: os espectadores acompanham Luca de Meo (CEO do Grupo Renault), Fabrice Cambolive (CEO da marca Renault) e Gilles Vidal (Vice-Presidente de Design da Renault) numa visita ao Departamento de Design para conhecerem o futuro Renault 5 Turbo 3E, confirmado por Luca de Meo como um modelo de produção iminente.

Quarenta e seis anos após o lançamento do primeiro Renault 5 Turbo, a marca está preparada para surpreender os entusiastas com o regresso deste ícone desportivo. A revelação no documentário é uma ideia pouco convencional, com o construtor a referir que, em 2025, seguir-se-ão várias ativações exclusivas para desvendar mais detalhes sobre o Renault 5 Turbo 3E.

Exuberância, desportivismo e desempenho impressionante

O documentário dá a conhecer um pouco mais sobre este futuro modelo de produção. Inspirado nos Renault 5 Turbo e Turbo 2, o 5 Turbo 3E foi inicialmente apresentado como protótipo no Salão Automóvel de Paris de 2022. Este modelo combina alto desempenho e um espírito irreverente, com várias referências ao mundo dos desportos motorizados.

Com o visual e as cores de um carro de competição, exibe as tonalidades históricas de uma das versões de rali do início dos anos 80. O 5 Turbo 3E é um hot hatch totalmente elétrico de design retro-futurista, com uma porta de carregamento integrada numa das entradas de ar traseiras, evocando o estilo do Turbo original. A superestrutura em carbono é simultaneamente leve e extremamente rígida, características fundamentais para um “pocket rocket” digno do seu nome e herança.

À semelhança do seu antecessor icónico, o Renault 5 Turbo 3E terá tração traseira. Os dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras fornecerão potência instantânea, totalizando mais de 500 cv. Os condutores poderão desfrutar de uma aceleração relâmpago: o Renault 5 Turbo 3E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, um desempenho digno de um supercarro ou até de um hipercarro.

Artigo anteriorAlgarve tem árvore de Natal sustentável feita a partir de 100 kg de plástico reciclado
Próximo artigoToyota desenvolve conceitos sustentáveis para smart cities