A Evice, especialista britânico no restauro de modelos Rolls-Royce, começou a testar o seu primeiro protótipo, baseado num Rolls-Royce Silver Shadow. Conhecido como XP1, este protótipo transformou um clássico com uma motorização elétrica, que está atualmente a ser submetida a testes.
A produção do VP1, a fase seguinte deste percurso, está prevista para o primeiro trimestre de 2025. Isto marcará o culminar da visão da Evice, “uma mistura perfeita de tecnologia de ponta e artesanato verdadeiramente personalizado.”
Fundada em 2023 por um trio de apaixonados engenheiros britânicos, o conceito da Evice é simples: pegar na elegância e no espírito de ícones passados da Rolls-Royce e atualizá-los com tecnologias atuais.
Começando com a elegância de um ícone de meados do século, a equipa de artesãos da Evice, juntamente com especialistas em motorizações, dinâmica, ruído, vibração e design, analisaram cuidadosamente todos os aspetos do veículo. Um conhecimento profundo dos automóveis, do período e da cultura da época garante que cada refinamento seja feito de acordo com a intenção original da Rolls-Royce. “Um Rolls-Royce Evice é o que a fábrica teria criado há 60 anos, se a tecnologia existisse”. É um fio condutor de paixão, engenharia, design e artesanato, resultando numa arte automóvel que resistirá ao teste do tempo”, sublinha a Evice.
Cada alteração foi cuidadosamente analisada num esforço para corresponder ao requinte e às caraterísticas do veículo original, introduzindo simultaneamente fiabilidade, desempenho e comodidade modernos, segundo o preparador que construiu cada viatura à mão.
Grupo motopropulsor da Evice
Cada veículo remodelado está equipado com uma arquitetura elétrica de 800 volts desenvolvida internamente, com motores elétricos que debitam 400 cv de potência “que eclipsa o desempenho do motor original. Com uma bateria de 77 quilowatts-hora, o atual protótipo XP1 atinge uma autonomia superior a 320 km”.
O Rolls-Royce Silver Shadow foi produzido entre 1965 e 1976. O seu motor era um V8 a gasolina.
A suspensão ativa e um sistema de travagem melhorado acrescentam uma compostura dinâmica, mantendo ao mesmo tempo a condução sem esforço, semelhante a uma nuvem, sinónimo de Rolls-Royce, refere o preparador.
No que respeita ao interior, a Evice atualizou o modelo para um conforto e comodidade modernos. As melhorias incluem bancos aquecidos e ventilados com regulação elétrica, um sistema de ar condicionado com controlo total da climatização e um sistema áudio melhorado com um subwoofer oculto adicional, tudo de série. Os ecrãs de infoentretenimento suportam Apple CarPlay sem fios e câmaras de marcha-atrás discretas, que podem ser ocultadas.