A duração das baterias dos veículos elétricos no dia a dia é sempre um tema central e, para tirar estas dúvidas a limpo, a Dekra submeteu um conjunto de veículos 100% elétricos utilizados em serviços de táxi a um teste rápido de bateria. Resultado: a capacidade das baterias dos veículos foi significativamente maior do que o esperado, com os ensaios da Dekra a reforçarem outros recentes estudos feitos.
Os especialistas da Dekra examinaram seis Jaguar I-Pace elétricos que estão em serviço no centro de táxis de Munique. O SUV de luxo da Jaguar tem sido utilizado continuamente em Munique desde 2018.
Quase nenhum envelhecimento das baterias após um quarto de milhão de quilómetros
O resultado dos testes: mesmo com uma quilometragem de 180 mil a 260 mil quilómetros, as baterias refutaram o preconceito do envelhecimento prematuro porque ainda apresentavam um estado de saúde (SoH) das baterias de acionamento de 95 a 9%. E na utilização que lhes tem sido dada, os táxis não são carregados de forma ideal, assume Gregor Beiner, diretor administrativo do Centro de Táxis de Munique (MTZ): “Carregamos os veículos, em média, cerca de uma vez e meia por dia, e não com muita delicadeza, mas sempre completamente cheios, para garantir que os motoristas têm a confiança adequada em termos de alcance para fazerem o seu trabalho”, diz.
Ao analisar os táxis, a Dekra, que efetuou este ensaio realizou um teste rápido de bateria atual. Nesse ensaio, as baterias são testadas uma vez na bancada de testes e depois durante uma curta aceleração de 50 a 100 metros. O teste leva apenas 15 minutos.
No geral, o diretor-geral da empresa de táxis está muito satisfeito com a utilização de veículos elétricos. Até agora, nenhum dos automóveis elétricos teve que ter os travões substituídos. “Com os táxis com motor de combustão, por outro lado, as pastilhas de travão são trocadas a cada 30.000 km e os discos de travão a cada 80.000 km. Esses custos são eliminados com os elétricos”, disse Beiner à Auto Bild.
Os veículos elétricos têm, deste modo, uma clara vantagem em termos de custos, especialmente em termos de custos de manutenção, mas também no que diz respeito aos custos de energia. “Também beneficiamos do facto de podermos carregar rapidamente utilizando as nossas próprias estações de carregamento.” Só os postos de carregamento públicos é que são um pouco mais caros, refere a reportagem.