Inclusive pelo seu tamanho e peso, um camião tem uma pegada de carbono maior do que um ligeiro.
Embora representem atualmente apenas 2% do parque automóvel em circulação, os transportes rodoviários pesados são responsáveis por 28% das emissões dos transportes na Europa.
Relativamente à descarbonização dos camiões, o hidrogénio tem sido apontado como possível solução para, embora esse futuro tarde em se impor por diferentes motivos.
Dos EUA veio agora um ensaio que dá ânimo aos entusiastas do hidrogénio aplicado aos pesados de mercadorias: um protótipo de camião movido a hidrogénio, o H2Rescue, conseguiu percorrer 2.905 km com um único depósito de hidrogénio.
Em condições normais, com um camião a gasóleo equivalente, teriam sido emitidos 301 kg de dióxido de carbono para percorrer a mesma distância.
O H2Rescue é um protótipo de camião desenvolvida pela empresa Accelera que simula a utilização do hidrogénio em aplicações de resposta a emergências, serviços públicos ou operações militares. Pesa cerca de 15 toneladas.
O camião em questão tinha 250 kW (340 cv) e transportava 175 kg de hidrogénio, dos quais 168 kg foram consumidos para atingir este recorde. O camião circulou nas estradas públicas da Califórnia a uma velocidade de 80 a 88 km/h, a uma temperatura ambiente que variou entre 15 e 26°C. Foram sempre monitorizados, controlados e posteriormente validados por um juiz do Guinness World Records.