A marca chinesa Leapmotor, que pertence ao Grupo Stellantis, anunciou que vai estar presente no 101º Salão Automóvel de Bruxelas, que terá lugar de 10 a 19 de janeiro de 2025, com um modelo com tecnologia REEV (Range Extender Electric Vehicle), ou seja, um híbrido com extensor de autonomia. O modelo que incorporará a tecnologia será o Leapmotor C10 que já possui uma variante 100% elétrica.
O Leapmotor C10 REEV está equipado com um motor elétrico de 158 kW (215 cv) e um motor de combustão interna (ICE: internal combustion engine) de 1,5 litros a gasolina. A bateria de 28,4 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 145 km (WLTP), enquanto a autonomia total combinada ultrapassa os 950 km. Com um consumo de combustível de apenas 0,4 L/100 km em modo combinado e emissões de CO2 de 10 g/km, o C10 REEV reduz as emissões e o consumo de combustível em comparação com os veículos tradicionais a gasolina.
O C10 com extensor de autonomia proporciona um alcance total combinado superior a 950 km.
O Leapmotor C10 REEV é visto como um elemento-chave da estratégia da marca para expandir a sua presença no mercado europeu. “Este modelo é particularmente adequado para clientes que procuram os benefícios da condução elétrica, mas também exigem mais flexibilidade em termos de autonomia, uma comodidade proporcionada pela tecnologia de extensor de autonomia. Além disso, o C10 REEV oferece uma condução silenciosa e confortável, sendo ideal tanto para a condução em cidade como para percursos de longa distância”, destaca o construtor.
O Extensor de Autonomia (Range Extender) torna o veículo aproximado a um elétrico, na medida em que é o motor elétrico a impulsionar as rodas. Quando a carga da bateria diminui, o motor de combustão interna (ICE) entra em funcionamento para gerar eletricidade, recarregando a bateria e aumentando a autonomia.
Este sistema permite ao C10 REEV oferecer a experiência de condução suave, silenciosa e ágil de um veículo elétrico, proporcionando, simultaneamente, a flexibilidade de um motor a gasolina tradicional para deslocações mais longas.
Os condutores podem selecionar o seu “Modo de Energia” preferido através dos comandos rápidos do ecrã principal, otimizando o desempenho do veículo com base nas suas necessidades. Os modos disponíveis incluem opções para dar prioridade à condução elétrica ou aumentar a potência, conforme pretendido.
O C10 REEV suporta carregamentos rápidos AC e DC. Com o carregamento rápido DC, o C10 REEV pode recuperar metade da sua autonomia elétrica em 18 minutos.