Os especialistas holandeses em células de combustível Zepp Solutions e o Centro Aeroespacial Holandês (NLR – Netherlands Aerospace Centre) estabeleceram uma parceria para desenvolver um sistema de células de combustível de hidrogénio líquido destinado a realizar um voo tripulado até 2026. A colaboração centra-se na adaptação do Pipistrel Velis Electro, um avião de investigação elétrico, para funcionar com hidrogénio.
O projeto marca um passo fundamental no programa Climate Neutral Aviation da NLR, que procura promover tecnologias de aviação sustentáveis. A Zepp Solutions irá conceber e integrar o sistema de pilha de combustível de hidrogénio no avião. A iniciativa faz parte do programa Aviation in Transition do governo holandês, cofinanciado pelo Fundo Nacional de Crescimento (National Growth Fund).
Arjen Kloosterman, gestor de projeto da NLR, salienta a importância do projeto para a obtenção de conhecimentos sobre a integração de componentes de hidrogénio na aviação tripulada: “Esta trajetória até ao voo de demonstração proporciona conhecimentos valiosos e é um prelúdio para novos desenvolvimentos da tecnologia do hidrogénio na aviação”.
O projeto faz parte de esforços mais amplos para tornar a aviação neutra para o clima até 2050. O programa Climate Neutral Aviation integra investigação de ponta para alcançar uma aviação sustentável, sendo o voo movido a hidrogénio um marco na iniciativa.
O cofundador da Zepp Solutions, Jan Bot, salienta os desafios únicos da aviação em comparação com outros setores, embora acredite na sua eficácia: “Juntamente com a NLR, pretendemos demonstrar o potencial do hidrogénio na aviação, ao mesmo tempo que retiramos ensinamentos que podem beneficiar todo o setor”.
O Pipistrel Velis Electro será submetido a modificações para alojar o sistema de células de combustível de hidrogénio, com ambos os parceiros a comprometerem-se a realizar testes exaustivos para garantir a viabilidade e a segurança do sistema.
Espera-se que o voo de demonstração, previsto para 2026, demonstre a viabilidade do hidrogénio como combustível sustentável para a aviação e abra caminho para uma maior adoção pelo setor.