No ano passado, os portugueses compraram 209.715 ligeiros de passageiros novos, um crescimento de 5,1% relativamente ao período homólogo, de acordo com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

Deste volume de matrículas, 57,3% corresponderam a ligeiros de passageiros “movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos”, sendo que 19,9% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos, indica a ACAP.

Feitas as contas, temos 41.727 ligeiros de passageiros elétricos vendidos num ano, um recorde em Portugal. Ainda assim e por comparação ao ano 2023, houve três meses cujas matrículas dos elétricos superaram as suas homólogas de 2024: maio, agosto e novembro.

No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas os dados são apresentados no gráfico seguinte:

Matrículas de Ligeiros de Passageiros em Portugal. Origem: AT | Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal

Em novembro e dezembro, a quota dos elétricos nas vendas dos respetivos meses foi superior à média total do ano. Em novembro, o peso dos elétricos foi de 22,4%. Em relação a dezembro, o peso dos elétricos foi de 25,5%, indicou ainda a associação.

Em termos de modelos elétricos, os dados preliminares mostram que Tesla Model 3 foi o campeão de vendas entre os BEV em Portugal, com 6764 unidades matriculadas, com o modelo a ocupar ainda o terceiro posto dos modelos ligeiros de passageiros mais vendidos, independentemente do tipo de propulsão, apenas batido por Dacia Sandero e Peugeot 2008.

Meses de 2024Vendas de BEV em Portugal
Janeiro 242494
Fevereiro 243191
Março 243739
Abril 242823
Maio 243147
Junho 243820
Julho 243317
Agosto 242484
Setembro 244053
Outubro 243484
Novembro 244063
Dezembro 245142
TOTAL BEV em Portugal ano 202441.757
Fonte: ACAP
Artigo anterior“Estamos a tentar produzir automóveis acessíveis, mas a Europa está a perturbar-nos”, acusa Luca De Meo
Próximo artigoGo.Charge e Fundação Gramaxo unem-se pela mobilidade elétrica e sustentabilidade ambiental