No ano passado, os portugueses compraram 209.715 ligeiros de passageiros novos, um crescimento de 5,1% relativamente ao período homólogo, de acordo com a ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
Deste volume de matrículas, 57,3% corresponderam a ligeiros de passageiros “movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos”, sendo que 19,9% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos, indica a ACAP.
Feitas as contas, temos 41.727 ligeiros de passageiros elétricos vendidos num ano, um recorde em Portugal. Ainda assim e por comparação ao ano 2023, houve três meses cujas matrículas dos elétricos superaram as suas homólogas de 2024: maio, agosto e novembro.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas os dados são apresentados no gráfico seguinte:
Em novembro e dezembro, a quota dos elétricos nas vendas dos respetivos meses foi superior à média total do ano. Em novembro, o peso dos elétricos foi de 22,4%. Em relação a dezembro, o peso dos elétricos foi de 25,5%, indicou ainda a associação.
Em termos de modelos elétricos, os dados preliminares mostram que Tesla Model 3 foi o campeão de vendas entre os BEV em Portugal, com 6764 unidades matriculadas, com o modelo a ocupar ainda o terceiro posto dos modelos ligeiros de passageiros mais vendidos, independentemente do tipo de propulsão, apenas batido por Dacia Sandero e Peugeot 2008.
Meses de 2024 | Vendas de BEV em Portugal |
Janeiro 24 | 2494 |
Fevereiro 24 | 3191 |
Março 24 | 3739 |
Abril 24 | 2823 |
Maio 24 | 3147 |
Junho 24 | 3820 |
Julho 24 | 3317 |
Agosto 24 | 2484 |
Setembro 24 | 4053 |
Outubro 24 | 3484 |
Novembro 24 | 4063 |
Dezembro 24 | 5142 |
TOTAL BEV em Portugal ano 2024 | 41.757 |