Tudo indica que a Tesla tenha sido o construtor automóvel que vendeu mais veículos 100% elétricos no ano passado à escala mundial, de acordo com os números provisórios que consultámos.
Segundo os elementos disponíveis, a Tesla fechou o ano 2024 com 1.773.443 unidades produzidas, e 1.789.226 exemplares entregues. Estas cifras terão permitido ao construtor de Elon Musk ultrapassar os 1,76 milhões de automóveis 100% elétricos a bateria entregues pela chinesa BYD no ano passado (1.764.992) mais precisamente. A diferença não é grande (menos de 30.000 unidades a separar ambas as empresas), mas terá sido suficiente para a Tesla poder gritar vitória em 2024.
Não estão aqui contabilizados os híbridos plug-in da BYD. Apenas os 100% elétricos. Se contássemos com os veículos eletrificados ou movidos a novas energias, expressão também usada para abarcar os híbridos plug-in (que valem 58% das vendas da BYD), a BYD totalizaria 4.272.145 unidades (foi a primeira vez que a BYD vendeu mais de 4 milhões de automóveis por ano), um aumento de 41,3% em comparação com 3 milhões em 2023.
A Tesla terá superado os números da BYD em termos de 100% elétricos graças a um final de ano de maior fôlego, com a marca norte-americana a conseguir produzir 459.445 unidades e entregar 495.570 carros nos últimos três meses do ano, um recorde de entregas trimestrais para a Tesla.
Ainda assim, há dois dados que importa ver: apesar deste score, as vendas da Tesla no ano passado estiveram ligeiramente abaixo das entregas em 2023, quando a Tesla conseguiu atingir 1.808.581 unidades; a BYD, no entanto, está num processo inverso, com as vendas dos seus BEV a assinalarem um crescimento de 12,08% no ano passado, face a 2023.
Embora a Tesla ainda esteja ligeiramente à frente da BYD em termos de vendas de veículos elétricos a bateria em 2024, com as mencionadas 1,78 milhões de unidades, a BYD está a apanhar rapidamente o fabricante americano, especialmente devido ao seu rápido crescimento nos últimos anos, não apenas no mercado chinês, como também no estrangeiro.
Para além dos automóveis, a BYD é o segundo maior fornecedor de baterias na China, com clientes como a Tesla, a Nio e a Toyota. A BYD instalou 23,5 GWh de capacidade de bateria em dezembro, um aumento de 32% em relação ao ano passado. Em 2024, as instalações acumuladas de baterias atingiram 194,7 GWh, um aumento de 29% em relação a 2023. Isso inclui baterias instaladas em EVs e armazenamento de energia estacionário.