Levar um atrelado ou uma caravana numa viagem representa um maior consumo para o veículo rebocador, seja ele propulsionado a combustível ou movido a eletricidade, devido ao maior peso e ao arrasto aerodinâmico que acarreta. No caso de um condutor de um automóvel 100% elétrico que transporte uma caravana terá de contar com uma penalização significativa da autonomia. E quanto maior a volumetria do atrelado a levar, mais consumo haverá. É a física a funcionar. Nada a fazer, exceto se… foi isto que pensaram Ben Parker e Toby Kraus, dois ex-funcionários da Tesla, que arregaçaram mangas para criarem no ano 2020 a Lightship, empresa idealizada para o fabrico de caravanas adequadas à mobilidade elétrica.

E como é que as caravanas da Lightship contrariam esta evidência da física? A resposta é um “ovo de Colombo”.

A Lightship desenvolveu o protótipo L1 que não aumenta o consumo, pois tem bateria e motores elétricos próprios, dispondo ainda um design mais aerodinâmico do que o habitual para favorecer a performance.

A caravana elétrica chega agora à fase de produção com o batismo de AE.1 Cosmos Edition. AE vem de Aero-Electric

A caravana com que a empresa arranca o negócio começará a ser fabricada neste verão de 2025, estando equipada com uma bateria LFP de 77 kWh que, segundo os responsáveis do projeto, nalgumas situações, até pode permitir um aumento da autonomia a alguns veículos rebocadores. Isto apesar de ter um elevado peso (3.379 kg). A empresa comparou a eficiência da sua caravana L1 quando rebocada pelos elétricos Rivian R1S e Rivian R1T pickup e pela pick-up a gasolina Ford F-150.

ComparaçãoRivian R1T Electric TruckRivian R1S Electric SUVF150 pick-up a gasolina
Sem reboque2.17 mi/kWh 1.97 mi/kWh23.2 mpg
Reboque “Bullet shaped” (estilo Airstream)0.93 mi/kWh0.96 mi/kWh10.2 mpg
L1 Essential1.26 mi/kWh1.33 mi/kWh14.4 mpg
L1 vs. “Bullet Shaped”+0.33 mi/kWh (+35%)+0.37 mi/kWh (+28%)+4.2 mpg (+29%)

O tejadilho está forrado de painéis fotovoltaicos de 1.8 kW que ajudam a alimentar os apetrechos de cozinha e a iluminação interior. A caravana tem uma configuração em modo de estrada de 2,10 metros de altura (o que ajuda a melhorar a aerodinâmica), com a altura em “Camp Mode” a subir para 3.07 metros.

Em termos de carregamento, estas são as especificações:

Ligação de carregamentoNACS
Taxa de carga máxima de entrada155 kW
Carga máxima de saída CA9,6 kW
Tempo de carregamento (Nível 2)
0% – 100%
7,5 horas
Tempo de carregamento (Nível 3)
10% – 80%
42 minutos
Tempo de carregamento (Nível 3)
0% – 100%
1 hora
Tomadas interiores e exteriores de 120 V16
Tomada exterior de 240 VStandard
Tomadas USB-C8
Painel solar no telhado1,8 kW

A Lightship AE.1 Cosmos Edition é a versão de lançamento, limitada a 50 exemplares. A sua autonomia é de 482 km e o seu preço é só para os mais endinheirados e excêntricos: 250 mil dólares (cerca de 241 mil euros). Para sinalizar a compra, é preciso fazer um depósito de 7.500 dólares (cerca de 7.200 euros) e o restante na entrega.

O modelo é espaçoso, podendo acomodar quatro pessoas para dormir. A caravana possui uma dúzia de vidros amplos que banham de luz natural o habitáculo e garantem vistas privilegiadas para a paisagem.

A Lightship construirá, no entanto, outros modelos no futuro. Para já, estão previstos os modelos AE.1 Atmos (final de 2025 por 184 mil dólares), AE.1 Panos (primavera de 2026, a partir de 151 mil dólares, com 225 km de autonomia) e AE.1 Terros (final de 2026, por 125 mil dólares).

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