A Fundación Endesa formalizou, em parceria com a Cáritas Portuguesa e a Cáritas Diocesana de Lisboa, um protocolo de cooperação para proporcionar uma oportunidade de formação e integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e de exclusão social.
Esta primeira formação piloto acontece no distrito de Lisboa e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da empregabilidade de pessoas em situação ou em risco de exclusão, através do reforço das suas competências profissionais, pessoais e sociais. Trata-se de formação profissional certificada, dada pelo ISQ (https://academy.isq.pt/).
Nesta primeira edição 17 pessoas de Amadora e Odivelas participam no curso de “Técnico (a) de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas – Autoconsumo”, que termina em janeiro de 2025. Após o final do curso e até 30 de abril de 2025, todos os formandos continuarão a ter acompanhamento com vista à integração profissional.
Este curso intensivo, de 150 horas, tem duas vertentes. Em primeiro lugar pretende responder às necessidades de pessoas que carecem de formação específica e direta para o emprego e, em segundo lugar, responder à procura do setor das energias renováveis que necessita de mão de obra qualificada.
O projeto formativo pretende:
- Promover o conhecimento técnico e certificado na área das energias renováveis;
- Promover o conhecimento e a aquisição de competências transversais que promovam a empregabilidade;
- Promover a integração profissional e social dos participantes.
No final do curso os participantes receberão uma certificação do ISQ e um diploma SIGO, ferramentas que permitirão valorizar o currículo de cada um no mercado de trabalho. O diploma SIGO é o Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa. É coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).
O projeto tem como meta integrar, pelo menos, 10 dos formandos que concluírem o curso com aproveitamento, em funções como técnicos especializados no setor de instalações elétricas e sistemas fotovoltaicos.
Este protocolo conjunto reflete o compromisso da Fundación Endesa e da Cáritas Portuguesa em contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, promovendo a formação técnica num setor estratégico para a transição energética em Portugal.