A Mazda Motor Corporation anunciou os planos para a construção de uma nova fábrica de packs de baterias na Cidade de Iwakuni, na Prefeitura de Yamaguchi, no Japão. A fábrica irá produzir módulos e packs cilíndricos de baterias de iões de lítio para utilização em automóveis fornecidas pela Panasonic Energy, na sequência da parceria feita em maio de 2023.

Estes conjuntos de baterias irão alimentar o primeiro modelo EV a bateria da Mazda, concebido com base numa plataforma específica para veículos elétricos, e serão fabricados nas instalações de produção de veículos da Mazda no Japão. A capacidade de produção anual de baterias planeada para a fábrica deverá atingir os 10 GWh.

Esta iniciativa está em linha com a 2030 Management Policy da Mazda, que se foca em tecnologias de eletrificação baseadas na estratégia multi-soluções, visando responder às necessidades dos clientes e às alterações regulamentares, combatendo, em simultâneo, o aquecimento global.

O MX-30, introduzido em 2019, marcou a incursão da Mazda no mercado dos 100% elétricos como um SUV concebido numa plataforma SkyActiv adaptada.

Mais recentemente, a Mazda introduziu o sedan EZ-6 na China, partilhando as bases com o Deepal SL03, modelo da marca chinesa do Grupo Changan Automobile.

O concept Arata EV Concept, previsto para 2025, irá provavelmente continuar esta estratégia de partilha de plataformas antes de o fabricante transitar totalmente para a sua própria arquitetura EV, prevista para 2027.

Leia também:

Artigo anteriorFundación Endesa e Cáritas promovem formação em energias renováveis para inclusão social
Próximo artigoOs surpreendentes números das viagens e entregas da Bolt no ano passado em Portugal