A instalação de 500 novos abrigos de armazenamento de bicicletas na via pública em Glasgow, na Escócia, tem inicio ainda em janeiro, após a confirmação de um contrato com o fornecedor de armazenamento de bicicletas Cyclehoop.

As novas unidades representam uma expansão significativa do popular programa de armazenamento de bicicletas e proporcionarão até 3.000 espaços adicionais, seguros e protegidos, para pessoas que vivem em apartamentos e com maior dificuldade de guardar as bicicletas.

Após um teste bem-sucedido em 2021, o programa de armazenamento residencial na via pública tem sido implementado pela Cyclehoop e atualmente oferece mais de 1.200 espaços de armazenamento através de 205 unidades em toda a cidade de Glasgow. A procura por estas unidades tem sido elevada, com uma taxa de ocupação média de 96% e quase 3.000 pessoas atualmente em lista de espera.

O armazenamento de bicicletas seguro e conveniente na via pública é um elemento vital nos planos da cidade para encorajar os residentes de apartamentos a considerarem o ciclismo como uma opção viável para deslocações diárias. Muitas vezes, a falta de espaço nas habitações desencoraja o uso regular da bicicleta, enquanto os regulamentos de segurança contra incêndios podem impedir o armazenamento de bicicletas nas escadas dos edifícios. Além disso, o roubo de bicicletas em escadas é uma preocupação recorrente.

A Cyclehoop garantiu um contrato de cinco anos no valor de até 2,5 milhões de libras, na sequência de um processo de concurso público e de uma decisão do Comité de Contratos e Propriedade do município.

Prevê-se que sejam instaladas 120 unidades por ano durante os primeiros três anos do contrato, com o restante a ser implementado nos últimos dois anos. As novas localizações serão determinadas com base em diversos fatores, como pedidos e procura, o Índice Escocês de Privação Múltipla, o tipo de arquitetura e a proximidade de ciclovias existentes ou planeadas. Mais informações sobre as novas localizações serão disponibilizadas pela Cyclehoop no início de 2025.

O vereador Angus Millar, responsável pelos transportes da cidade, afirmou:
“O nosso programa de armazenamento de bicicletas na via pública tem sido extremamente popular nos últimos anos, com uma forte procura por mais espaços em toda a cidade. Estou muito satisfeito com a expansão planeada, que ajudará a responder a essa procura e a eliminar uma barreira que sabemos que impede muitas pessoas de usar a bicicleta regularmente. Viver num apartamento pode ser um obstáculo ao ciclismo, porque as pessoas não têm onde guardar as bicicletas em casa ou não é seguro deixá-las nas escadas do prédio. O acesso a armazenamento seguro e protegido ao nível da rua, perto das casas das pessoas, está a tornar o ciclismo mais acessível para deslocações do dia-a-dia para os residentes de apartamentos. Estou ansioso por ver mais pessoas em Glasgow beneficiarem desta expansão nos próximos anos.”

O contrato atribuído inclui a possibilidade de duas extensões adicionais de um ano, com potencial para instalar mais unidades de armazenamento, dependendo da procura e do orçamento disponível no âmbito do prémio de 2,5 milhões de libras.

O programa para residentes funciona com base num sistema de subscrição, gerido pela Cyclehoop, que continuará a realizar a manutenção programada e a administração das unidades existentes, garantindo um serviço consistente para todos os utilizadores.

Anthony Lau, fundador e diretor de design da Cyclehoop, comentou:
“É um privilégio trabalhar com Glasgow nos seus planos inovadores para o estacionamento e a infraestrutura ciclável. Ver as mudanças pela cidade e ouvir os comentários diretos dos utilizadores dos Bikehangars é inspirador. É gratificante perceber como oferecer às pessoas armazenamento seguro e acessível para bicicletas pode realmente transformar vidas. Estamos ansiosos por continuar esta transformação nos próximos cinco anos.”

O armazenamento de bicicletas com sistema pay-as-you-go também está disponível em abrigos seguros no centro da cidade.

Fotografia: Cyclehoop

Artigo anteriorUTAD assume missão de preservar espécie em perigo de extinção na Península Ibérica
Próximo artigoHonda antecipa design de SUV e berlina elétricos