O Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 foram nomeados ex aequo “Carro do Ano 2025” (“Car of the Year 2025” – COTY). O resultado foi anunciado numa cerimónia organizada pelo júri do Carro Europeu do Ano, que este ano decorreu no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, esta sexta-feira, 10 de janeiro.
Segundo título consecutivo para a Renault
Ou seja, depois de no ano passado a Renault ter levado para casa do troféu de “Carro do Ano” com o Renault Scenic E-Tech 100% elétrico, este ano a marca gaulesa repetiu a façanha.
Esta é, de resto, apenas a segunda vez nos 62 anos de história do “Carro do An”o que uma marca repete a coroa dois anos seguidos. Foi em 1995 e 1996 com o Fiat Punto e o Fiat Bravo. Desde então, tal nunca mais aconteceu.
Na primeira ronda de votações, em novembro passado, o Renault 5 E-Tech elétrico, apresentado conjuntamente com o Alpine A290 (têm a mesma base), foi nomeado um dos sete finalistas, juntamente com o Alfa Romeo Junior, o Citroën ë-C3/C3, o Cupra Terramar, o Dacia Duster, o Hyundai Inster e o Kia EV3.
A dupla da renault vencedora foi escolhida por 60 jornalistas, do setor automóvel, de 23 países, entre os quais francisco mota, colaborador do welectric.
O Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 ficaram em primeiro lugar, com 353 pontos, batendo o Kia EV3 que obteve 291 pontos, seguido do Citroën C3-ëC3 com 215 pontos. O quarto lugar foi para o Hyundai Inster (172 pontos), o quinto, apenas quatro pontos atrás, para o Dacia Duster (168 pontos), o sexto para o Cupra Terramar (165 pontos) e o sétimo para o Alfa Romeo Junior, com 136 pontos.
O novo ícone pop elétrico da Renault torna-se o oitavo automóvel da marca a ganhar o prémio Carro do Ano, depois do Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio III (1991), Scenic (1997), Megane (2003), Clio II (2006) e Scenic E-Tech elétrico (2024).
“No seio do Grupo, da marca Renault e da Ampere, sentimo-nos todos imensamente orgulhosos por termos recebido, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado prémio ‘Carro do Ano’. O Renault 5 E-Tech elétrico é um verdadeiro divisor de águas na Europa. Torna os automóveis elétricos apetecíveis e suscita uma reação emocional. Ao mesmo tempo, foi concebido para oferecer um valor acrescentado aos nossos clientes. Se há um automóvel com potencial para transformar o mercado dos elétricos, é este”, afirma Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.
“A equipa Alpine está hoje muito orgulhosa por ter ganho o prémio Carro do Ano do júri do COTY, com o seu A290, o primeiro hot hatch da marca. Este prémio é tanto mais simbólico quanto o A290, que abriu a Dream Garage 100% elétrica da Alpine e marca o início de uma futura gama alargada. A carteira de encomendas do A290, que abriu em 2024, é já muito promissora para 2025”, afirma Philippe Krief, CEO da marca Alpine.
Em termos de mobilidade elétrica e após o lançamento do Megane e do Scenic no segmento C, a Renault alarga a sua gama elétrica E-Tech ao segmento B, com o Renault 5 e o Renault 4, que vão ser lançados ainda este ano.
Em 2024, a Renault reinventou o R5 com uma versão totalmente elétrica, destinada a acelerar o ritmo da eletrificação no mercado europeu, fazendo apelo ao design retro do original R5. O Renault 5 E-Tech elétrico pretende tornar a mobilidade elétrica apetecível, graças ao seu design cativante. O modelo de entrada de gama está disponível, este ano, a partir de 25.000 euros, antes dos incentivos governamentais, nos países onde estes são aplicáveis.
O Alpine A290 marca um passo decisivo para a marca, inaugurando a “Garagem de Sonho 100% elétrica da Alpine”, apresentada em 2021, como parte do plano Renaulution, de Luca de Meo. O A390, um desportivo fastback, e o novo A110 vão juntar-se a ele em breve.