A BYD apresentou o seu novo SUV do segmento D, o Sealion 7, que é o sétimo modelo 100% elétrico lançado pela marca chinesa em Portugal, e o quarto modelo da Ocean Series, depois do BYD Dolphin, Seal e Seal U.

O BYD Sealion 7 tem um comprimento total de 4.830 mm e uma distância entre eixos de 2.930 mm. a sua altura é de 1.925 mm e a sua largura é de 1.620 mm. O comprimento total do novo modelo é apenas 30 mm mais comprido do que o BYD Seal, mas o diferente posicionamento está refletido na altura, porque a linha do tejadilho do BYD Sealion 7 é 160 mm mais alta do que a do seu congénere.

O Sealion 7 é baseado na arquitetura de veículos de última geração da BYD, a e-Platform 3.0, concebida exclusivamente para veículos elétricos.

O BYD Sealion 7 faz uso das baterias de lâmina da marca (“Blade Battery”) para garantir até 502 km de autonomia WLTP. A sua velocidade máxima é de 215 km/h, acelerando dos 0-100 km/h em 4,5 segundos.

Para além da Blade Battery, o BYD Sealion 7, tal como o BYD Seal, beneficia da tecnologia Cell-to-Body (CTB) da BYD, “uma diferença técnica fundamental em comparação com outros EV. Em vez de um layout tradicional, a CTB integra a BYD Blade Battery em toda a estrutura do veículo, com a parte superior do conjunto a atuar como o piso do habitáculo. O CTB possui uma estrutura de alumínio semelhante a um favo de mel de alta resistência, aumentando a segurança e rigidez torsional”, esclarece a marca.

A BYD Blade Battery utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. O LFP tem níveis mais altos de segurança e durabilidade em comparação com as baterias convencionais de iões de lítio, além de ser 100% livre de cobalto. As baterias LFP também são mais resistentes a temperaturas extremas, menos sensíveis a flutuações de temperatura e podem suportar mais ciclos de carga e descarga com praticamente nenhuma perda de capacidade, o que lhes confere maior longevidade.

O BYD Sealion 7 está disponível com duas capacidades de bateria: a versão Comfort com tração traseira apresenta uma Blade Battery de 82,5 kWh, o que garante ao veículo uma autonomia combinada WLTP de 482 km; a versão topo de gama, Excellence AWD, recebe uma bateria maior, com uma capacidade de 91,3 kWh que permite uma autonomia de até 502 km.

A marca refere que a bomba de calor que está montada de série no modelo, que usa o calor residual do motor elétrico, ajuda a maximizar a autonomia, especialmente em condições frias.

Carregamento rápido de 150 kW ou de 230 kW

Todas as versões dispõem de carregamento AC trifásico de 11 kW de série e possibilidade de carregamento rápido DC. A versão Comfort pode ser recarregada até 150 kW, permitindo que a bateria seja recarregada de 10% a 80% em 32 minutos. A versão Excellence AWD com a bateria maior pode atingir velocidades de carregamento de 230 kW quando ligado a uma estação de carregamento ultrarrápida DC, permitindo que a carga vá de 20% a 80% em 24 minutos.

Este novo SUV que chega ao mercado tem tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) que permite alimentar itens domésticos (até 3,3 kW).

Duas versões de equipamento

Serão duas as versões do BYD Sealion 7 Comfort: a Comfort (que tem jantes de 19 polegadas) e a mais equipada, Excellence (que está dotada de jantes de 20 polegadas e acrescenta ao equipamento da versão Comfort os interiores com couro Nappa e um head-up display).

Tração traseira e tração integral

O modelo recorre, na sua versão base, a um motor que produz 230 kW e tem 380 Nm de binário. O motor está colocado no eixo traseiro, o que faz com que esta variante de acesso seja de tração traseira. Presente na versão Comfort, este motor permite ao BYD Sealion 7 atingir 0-100 km/h em 6,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 215 km/h.

O modelo surge em duas versões – Comfort e Excellence –, com bateria de 82,5 kWh e 91,3 kWh, respetivamente.

A versão Excellence AWD, com tração integral, recorre a mais uma unidade motriz com 160 kW no eixo dianteiro, para assegurar uma potência combinada de 390 kW e 690 Nm de binário. Nesta versão a velocidade máxima do BYD Sealion 7 mantêm-se nos 215 km/h, mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h é melhorada, passando para 4,5 segundos.

Interior com ecrã que gira

No interior, o condutor tem diante de si um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, ao passo que no centro do tablier está um ecrã de 15,6 polegadas que pode girar entre a orientação retrato (na vertical) e paisagem (na horizontal). Este ecrã possui o software mais recente da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de mostrar uma renderização 3D completa do carro, o que, por sua vez, permite que os utilizadores utilizem os elementos visuais para ativar itens, como abrir janelas ou portas, em vez de pesquisar através de uma lista de funções.

Estão disponíveis quatro cores exteriores – Cinza Atlantis, Cinzento Indigo, Branco Polar e Preto Space – juntamente com duas cores interiores, Preto e Azul.

A capacidade da bagageira é de 520 litros. Rebatendo os bancos alcança-se um total de 1.789 litros de capacidade. Há ainda um porta-bagagens dianteiro (‘frunk’) com 58 litros de capacidade, ideal para armazenar cabos de carregamento ou até mesmo uma pequena bolsa.

Quatro modos de condução

O modelo tem quatro modos de condução, para uma variedade de preferências e situações de estrada: o Modo ECO (amplia a autonomia de condução tanto quanto possível); Modo normal (experiência de condução equilibrada para uma utilização quotidiana); Modo SPORT (ênfase no desempenho desportivo, proporcionado uma resposta mais forte na aceleração); e Modo de neve (maximiza a tração e estabilidade em superfícies escorregadias).

Quanto custa?

O BYD Sealion 7 já está disponível em Portugal com preço a partir de 47.990 euros para a versão Comfort e o topo de gama Excellence chega por 56.490 euros (acresce despesas). O modelo apresenta-se, nas palavras do construtor, como “um modelo premium, mas acessível”.

Ao volante

Num breve contacto por Lisboa e Monsanto da versão Excellence, foi possível confirmar algumas qualidades referidas na apresentação. O que mais agradou foi o espaço interior, tanto nos lugares dianteiros como traseiros, isto apesar da volumosa consola central à frente que, em troca, disponibiliza um espaço de arrumação muito generoso.

A suspensão foi outro dos pontos positivos, com um bom compromisso entre firmeza e conforto. A capacidade de aceleração e recuperação é de muito bom nível, como seria de esperar com 390 kW (530 cv) à disposição. Dadas as suas caraterísticas e dimensões, o Sealion 7 não se afigura como um desportivo, mas sim um espaçoso estradista, com um ambiente interior cuidado, moderno e responsivo.

Neste curto contacto ficou a ideia de que o BYD Sealion 7 cumpre bem em todos os parâmetros de utilização de um veículo com estas caraterísticas.

O que pensa o Welectric

É impossível não admirar a elegância e eficiência das baterias em lâmina de fosfato lítio-ferro da BYD, concebidas como elemento estruturante do automóvel. Essa é, no nosso entender, a mais importante vantagem dos seus produtos, particularmente no segmento D, como a berlina Seal, o SUV Seal U e este Sealion 7, mais próximo talvez do conceito Crossover.

O domínio desta tecnologia pela BYD é tal que não hesita a ter baterias com capacidade de 80 ou 90 kWh, até agora reservadas às NCM, mais dispendiosas, menos estáveis e com caraterísticas de utilização mais limitadas para manter a sua durabilidade.

Recordamos que as baterias LFP aceitam um maior número de ciclos, e permitem carga diária até 100% com menor degradação e são mais seguras, no sentido de que são menos dadas a episódios de combustão espontânea, mesmo quando danificadas. Os materiais utilizados são menos nobres, o que tem um impacto positivo no seu preço. A Tesla utiliza esta tecnologia nos seus modelos Standard Range, mas não nas restantes versões e as baterias LFP ainda não são produzidas na Europa, o que revela a vantagem da BYD e dos construtores chineses nesta tecnologia.

Além disso, cada novo BYD que chega está mais refinado e competente do que o anterior, numa trajetória convergente com o gosto do mercado europeu.

Uma nota final para o preço, com a BYD a apontar para um posicionamento intercalado com a gama do Tesla Model Y. A versão Confort tem um preço entre as duas versões monomotor do Model Y, e a versão Excellence, entre as duas versões bimotor, mas mais perto do preço do Y Performance. Não é um posicionamento subserviente: é ao mesmo nível, contando com a tecnologia mais avançada das suas baterias e o apoio fornecido por uma rede de concessionários convencional, para convencer o cliente tradicional português. Uma estratégia à qual não temos algo a apontar. O mercado tem a palavra.

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