A Caterham prepara um desportivo elétrico, tendo, para o efeito, estabelecido uma parceria com a Xing Mobility, que levou ao desenvolvimento do Project V, um concept car que será apresentado no Tokyo Auto Salon 2025.

Royce Hong, fundador e CEO da Xing Mobility, afirmou: “Como proprietário e entusiasta do Caterham 7 há muitos anos, é uma honra incrível colaborar com a Caterham neste passo decisivo da sua jornada de eletrificação. A filosofia da Caterham de simplicidade e design leve alinha-se perfeitamente com a nossa visão de inovação, simplicidade e eficiência. Estamos confiantes de que esta parceria abrirá um novo capítulo na experiência de condução elétrica.”

Takuya Yamazaki, CEO da Caterham Evo, também se mostrou entusiasta desta colaboração, destacando a importância da tecnologia de arrefecimento por imersão da Xing Mobility: “Estamos tão confiantes de que a tecnologia de baterias com arrefecimento por imersão da Xing Mobility se tornará uma das tecnologias chave para o arrefecimento de baterias na indústria automóvel no futuro próximo. Estou ansioso por uma colaboração mais aprofundada entre a Xing Mobility e a Caterham. É realmente empolgante.”

O Project V marca um marco importante na jornada de eletrificação da Caterham. O desportivo será equipado com o sistema de baterias IMMERSIO CTP (cell-to-pack) da Xing Mobility, que, de acordo com o fabricante, vai revolucionar o desempenho e a segurança do veículo. Esta tecnologia, criada pela empresa taiwanesa especializada em baterias, oferece várias vantagens para o desportivo elétrico da Caterham, de acordo com os seus mentores.

Este é um método de dissipação de calor no qual as células da bateria, colocadas dentro da bateria, ficam completamente imersas num líquido isolado e não inflamável, que absorve e dissipa o calor.

Uma das principais inovações deste sistema de baterias é a sua arquitetura CTP, que elimina as tradicionais estruturas modulares, reduzindo o peso e aumentando a densidade energética, um fator crucial para desportivos leves e de alto desempenho.

Além disso, a gestão térmica está otimizada, o que garante o desempenho do veículo em condições extremas de condução, neste caso condução a altas velocidades.

O design flexível do pack de baterias permite uma distribuição do peso mais equilibrada, melhorando a dinâmica e o comportamento do carro na estrada, e a tecnologia de arrefecimento por imersão oferece uma maior proteção contra falhas térmicas, um requisito essencial para aplicações de alta performance.

A Xing Mobility foi fundada em 2015, sendo especializada na tecnologia de arrefecimento por imersão de baterias. Tem uma fábrica em Taipei, Taiwan. A empresa tem vindo a aperfeiçoar o seu sistema de arrefecimento por imersão ao longo de quase uma década, garantindo uma eficiência de arrefecimento superior, segurança contra incêndios e um desempenho fiável em climas extremos.

O Project V, que foi apresentado pela primeira vez no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, em 2023. A sua presença no Tokyo Auto Salon 2025 representa mais um passo para a Caterham na transição para a eletrificação.

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