O Mazda 6e está disponível em dois níveis de acabamento. O patamar Takumi apresenta interiores em pele artificial em Bege Quente ou Preto, enquanto o Takumi Plus oferece pele premium Tan Nappa e Camurça, acrescentando uma cortina elétrica no tejadilho.

A Mazda apresentou no Salão Automóvel de Bruxelas o novo Mazda 6e, um hatchback de 5 portas, 100% elétrico, que será lançado neste verão nos mercados europeus e que resulta de uma joint-venture com a chinesa Chongqing Changan Automobile.

Porém, o ADN do design do modelo é inconfundivelmente 100% Mazda.

Depois do MX-30, cuja autonomia elétrica era muito limitada, o construtor nipónico prepara, finalmente, o lançamento de um elétrico capaz de se bater de igual já com os demais concorrentes BEV.

E a marca faz, inclusive, uma aposta ousada, pois numa altura em que os SUV continuam a ser o tipo de veículo mais apetecível para o paladar dos europeus, o fabricante joga os seus trunfos numa berlina.

O Mazda 6e oferece duas opções de motorização com duas capacidades de bateria diferentes: uma bateria de 68,8 kWh, que proporciona uma autonomia de até 479 km, combinada com um motor elétrico que debita 190 kW (258 cv); e uma bateria de 80 kWh na variante Mazda6e Long Range) que permite uma autonomia de até 552 km, contando com um motor elétrico que fornece 180 kW (245 cv).

Autonomia Mazda 6eMazda6e Longo Alcance
Autonomia de condução – combinada479 km552 km
Autonomia de condução – cidade605 km692 km
Consumo de eletricidade – combinado16.6 kWh/100 km16.5 kWh/100 km

Ambas as configurações debitam 320 Nm de binário e um desempenho de tração traseira reativo, segundo a marca, cumprindo-se os 0 aos 100 km/h em menos de 8 segundos e atingindo-se uma velocidade máxima de 170 e 175 km/h, para a versão menos potente e mais potente, respetivamente.

De acordo com o fabricante, com um carregamento de 200 kW DC, o modelo carrega de 10% a 80% em 22 minutos, podendo acrescentar-se 235 km de autonomia em 15 minutos.

 Mazda 6eMazda 6e
Long Range
Sistema de tração Tração às rodas traseirasTração às rodas traseiras
Transmissão 1 velocidade AT1 velocidade AT
Tipo de motor elétrico Motor síncrono ACMotor síncrono AC
Potência máximakW (cv)190 (258)180 (245)
Binário máximoNm320320
Tipo de pilha Iões de lítio (LFP)Iões de lítio (NCM)
Capacidade da bateriakWh68.880
Tensão da bateriaV240-438211-417
Peso da bateriakg480480
Métodos de carregamento da bateria Carregamento DC através do conetor CCSCarregamento DC através do conetor CCS
Carregamento trifásico AC através de conetor tipo 2Carregamento trifásico AC através de conetor tipo 2
Potência máxima de carregamento DCkW20095
Tempo de carregamento DCmin2245
de 10% a 80%
Tempo de carregamento DCmin1535
de 30% a 80%
Máxima. potência de carga CA (trifásica)kW1111
Tempo de carregamento ACh89,5
de 10% a 80%
Tempo de carregamento ACh67,5
de 30% a 80%

O cockpit está focado no condutor, contando com um ecrã tátil personalizável de 14,6 polegadas, um contador digital de 10,2 polegadas e um Head-Up Display de Realidade Aumentada de 50 polegadas, o qual projeta informações importantes, como a navegação e a velocidade, diretamente na linha de visão do condutor.

A largura da carroçaria e o baixo centro de gravidade, combinados com uma distribuição de peso de 50:50 entre a frente e a traseira, contribuem para um automóvel idealmente equilibrado e um comportamento preciso, destaca o construtor.

A capacidade da bagageira de 330 litros (até 1.074 litros com os bancos da segunda fila rebatidos) está uma bagageira de 70 litros que pode guardar uma mala extra ou o cabo de carregamento.

Verão 2025

A Mazda refere que o familiar chegará aos salões de exposição dos concessionários europeus no verão de 2025. Quanto aos detalhes relativos ao lançamento em Portugal serão anunciados oportunamente.

Exterior
Comprimento total com suporte da chapa de matrícula4,92 mm
Largura total1,89 mm
Largura total (com espelhos laterais)2,16 mm
Altura total1,49 mm
Distância entre eixos2,9 mm
Distância ao solo entre os eixos – sem carga + 1 pessoa114 mm
Raio de viragem (passeio a passeio / parede a parede)5.6 / 5.8 m
Interior
Altura frontal988 mm
Espaço para os ombros à frente1,48 mm
Espaço para a anca1,39 mm
Espaço para as pernas à frente1,07 mm
Altura livre à retaguarda963 mm
Largura para os ombros à retaguarda1,42 mm
Espaço traseiro para a anca1,39 mm
Espaço para as pernas na retaguarda921 mm
Zona de carga
Volume de carga (todos os bancos levantados, até à chapeleira)330 l
Volume de carga (bancos da 2ª fila rebatidos, até à cobertura da chapeleira/linha de cintura)678 l
Volume de carga (bancos da 2ª fila rebatidos, até ao teto)1,07 l
Altura, do chão à chapeleira432 mm
Volume da bagageira (incl. sub-bagageira)70 l
Especificações do Mazda 6e
Artigo anteriorTecnologia de baterias com arrefecimento por imersão adotada pela Caterham
Próximo artigoGoverno financia compra de 413 autocarros de zero emissões