O proprietário de um Tesla Model 3 queria ver quanto tempo é que a bateria do seu veículo elétrico duraria “em marcha lenta” no frio congelante.
O teste foi criado para simular uma situação extrema, em que o condutor fica preso e precisa de se manter aquecido, colocando em funcionamento tudo o que são aquecimentos.
O YouTuber canadiano FrozenTesla utilizou para essa experiência o seu próprio Model 3 Long Range All-Wheel Drive de 2024, mantendo-o ligado durante a noite inteira com as temperaturas a chegarem a -28º C graus.

A lógica foi simular uma situação em que uma pessoa pode estar isolada e precisa de se manter aquecida. Então, itens como a climatização foram mantidas, assim como os assentos aquecidos e o volante aquecido.
Carga com 66%
A experiência começou às 21h30 com o estado de carga da bateria do Tesla em 66%. O sistema de climatização do habitáculo foi ajustado para 20 graus Celsius, os bancos dianteiros aquecidos foram ajustados para automático e o volante aquecido também foi deixado ativado. Tudo para deixar os ocupantes o mais confortáveis possíveis num cenário agreste.
O rádio e o sistema multimédia foi igualmente ligado, na perspetiva de que, se se tratasse de uma situação de emergência, era conveniente a pessoa estar informada do que se está a passar ou de que seria uma ajuda para passar as longas horas de espera.
Após cerca de uma hora, o SoC caiu em cerca de 4%. Mais uma hora depois, o nível da bateria caiu outros 3% mais. Na manhã seguinte, após 12 horas com o automóvel “parado” durante a noite, mas a consumir energia para estes equipamentos de aquecimento, tinha 29% de carga restante na bateria, o que resulta numa perda média de 3% por hora.
Ou seja, a experiência começou com 66% e terminou com 29%. No total, 34,4 kWh de energia foram usados durante as 12 horas de inatividade.