Todos os anos, um teste de autonomia de inverno é realizado pela organização de condutores noruegueses NAF em conjunto com a publicação, também norueguesa, Motor. Nesse ensaio, são conduzidos um grande número de veículos elétricos até que a bateria se esgote. Os carros são então recolhidos por reboques. Vence aquele modelo que perde menos quilómetros de autonomia, relativamente ao que é oficialmente anunciado. No teste deste ano, foi introduzida uma alteração, de modo a que os automóveis tenham sido conduzidos até não terem mais potência de motor suficiente para manter o limite de velocidade.
“Com a paragem final após 531 km de condução, o Polestar 3 foi o segundo que analisamos durante seis edições do nosso teste de inverno com o menor desvio face ao declarado”, escreve a revista Motor.
Neste historial de seis anos, o automóvel que menos perdeu em comparação com o anunciado pelo método de homologação WLTP foi o BMW iX3 com um desvio de 4,0 por cento, num teste feito em 2021.
Nesta temporada de inverno, foram testados 24 modelos elétricos. O ensaio começou em Oslo, capital da Noruega, e seguiu em direção ao norte do país, entre frio e estradas escorregadias, duas variáveis prejudiciais à autonomia.
O vencedor deste teste foi o Polestar 3, que atingiu um total de 531 km, apenas 5,2% menos do que a autonomia oficial WLTP.
O Tesla Model 3 de tração traseira, que era um dos principais favoritos, fez os mesmos 531 km do Polestar 3, mas ao apresentar um alcance oficial de 702 km, o desvio foi de 24 por cento, o que deitou por terra as suas aspirações neste “campeonato”. Ainda assim, a publicação salienta que o Tesla Model 3 tem um consumo significativamente menor que o Polestar 3 e funciona com uma bateria menor.
Modelo | Valores declarados WLTP (em km) | Valores obtidos com muito frio (em km) | Desvio (em %) |
Polestar 3 | 560 | 531 | −5,18% |
BYD Tang | 530 | 482 | −9,13% |
Mini Countryman | 399 | 355 | −11,03% |
Lotus Emeya | 500 | 436 | −12,74% |
BYD Sealion 7 | 502 | 436 | −13,07% |
Mercedes-Benz Classe G | 443 | 381 | −14,04% |
Kia EV3 | 590 | 499 | −15,41% |
Porsche Taycan | 592 | 499 | −15,69% |
BYD Seal U | 500 | 421 | −15,80% |
Hongqi EHS7 | 540 | 452 | −16,24% |
Smart #3 | 415 | 346 | −16,60% |
Ford Explorer | 525 | 437 | −16,76% |
NIO EL8 | 503 | 412 | −18,11% |
Ioniq 5 | 546 | 436 | −20,09% |
BMW i5 Touring | 497 | 392 | −21,05% |
Volvo EX30 | 472 | 371 | −21,42% |
Audi Q6 e-tron | 616 | 481 | −21,95% |
Xpeng G6 | 550 | 429 | −21,95% |
Porsche Macan | 552 | 429 | −22,36% |
VW ID.7 GTX Tourer | 571 | 440 | −22,91% |
Tesla Model 3 | 702 | 531 | −24,39% |
Peugeot E-5008 | 488 | 361 | −26,02% |
Voyah Dream | 482 | 344 | −28,67% |
Peugeot E-3008 | 510 | 347 | −31,96% |