Todos os anos, um teste de autonomia de inverno é realizado pela organização de condutores noruegueses NAF em conjunto com a publicação, também norueguesa, Motor. Nesse ensaio, são conduzidos um grande número de veículos elétricos até que a bateria se esgote. Os carros são então recolhidos por reboques. Vence aquele modelo que perde menos quilómetros de autonomia, relativamente ao que é oficialmente anunciado. No teste deste ano, foi introduzida uma alteração, de modo a que os automóveis tenham sido conduzidos até não terem mais potência de motor suficiente para manter o limite de velocidade.

“Com a paragem final após 531 km de condução, o Polestar 3 foi o segundo que analisamos durante seis edições do nosso teste de inverno com o menor desvio face ao declarado”, escreve a revista Motor.

Neste historial de seis anos, o automóvel que menos perdeu em comparação com o anunciado pelo método de homologação WLTP foi o BMW iX3 com um desvio de 4,0 por cento, num teste feito em 2021.

Nesta temporada de inverno, foram testados 24 modelos elétricos. O ensaio começou em Oslo, capital da Noruega, e seguiu em direção ao norte do país, entre frio e estradas escorregadias, duas variáveis prejudiciais à autonomia.

O vencedor deste teste foi o Polestar 3, que atingiu um total de 531 km, apenas 5,2% menos do que a autonomia oficial WLTP.

O Tesla Model 3 de tração traseira, que era um dos principais favoritos, fez os mesmos 531 km do Polestar 3, mas ao apresentar um alcance oficial de 702 km, o desvio foi de 24 por cento, o que deitou por terra as suas aspirações neste “campeonato”. Ainda assim, a publicação salienta que o Tesla Model 3 tem um consumo significativamente menor que o Polestar 3 e funciona com uma bateria menor.

ModeloValores declarados WLTP (em km)Valores obtidos com muito frio (em km)Desvio (em %)
Polestar 3560531−5,18%
BYD Tang530482−9,13%
Mini Countryman399355−11,03%
Lotus Emeya500436−12,74%
BYD Sealion 7502436−13,07%
Mercedes-Benz Classe G443381−14,04%
Kia EV3590499−15,41%
Porsche Taycan592499−15,69%
BYD Seal U500421−15,80%
Hongqi EHS7540452−16,24%
Smart #3415346−16,60%
Ford Explorer525437−16,76%
NIO EL8503412−18,11%
Ioniq 5546436−20,09%
BMW i5 Touring497392−21,05%
Volvo EX30472371−21,42%
Audi Q6 e-tron616481−21,95%
Xpeng G6550429−21,95%
Porsche Macan552429−22,36%
VW ID.7 GTX Tourer571440−22,91%
Tesla Model 3702531−24,39%
Peugeot E-5008488361−26,02%
Voyah Dream482344−28,67%
Peugeot E-3008510347−31,96%
Fonte: Motor.no
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