Coincidindo com o fim de semana da Taça do Mundo de Esqui em Kitzbühel, Áustria, a Audi revelou um Q6 muito especial e mais emotivo: o Audi Q6 e-tron offroad concept, um protótipo recentemente desenvolvido com dois motores elétricos com uma potência de sistema de 380 kW, que é capaz de superar inclinações de 100 por cento (o que equivale a um ângulo de 45º) graças aos seus eixos recém-desenhados.
O protótipo baseado no Audi Q6 e-tron dá um vislumbre do que poderia ser um possível veículo de tração elétrica para o segmento off-road. Um aumento da distância ao solo de 160 mm e vias alargadas em 250 mm contribuem para a sua aparência musculada.
O veículo no qual o protótipo se baseia é o Audi Q6 e-tron, o primeiro modelo de produção da marca dos quatro anéis construído sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE).
O CEO da Audi, Gernot Döllner, destaca que “o conceito Q6 e-tron offroad é uma nova reinterpretação do termo quattro e mostra o potencial da nossa plataforma para veículos elétricos. Um conceito que pode abrir novos caminhos. Estamos ansiosos por ver as reações dos nossos clientes a este excitante automóvel”.
Enquanto os chamados eixos portais convencionais permitem um aumento de binário de 20 a 30 por cento nas rodas, o novo design da Audi implementado no conceito Q6 e-tron offroad aumenta o binário na roda até 50 por cento. Este facto reduz a velocidade máxima do veículo para 175 km/h, o que é suficiente para um modelo todo-o-terreno, mas permite-lhe transpor declives com um ângulo de até 45 graus.
Este Q6 e-tron offroad concept apresenta quatro eixos de pórtico – que foram desenvolvidos de raiz – com as correspondentes engrenagens integradas nos suportes das rodas dos eixos dianteiro e traseiro, o que exigiu uma modificação parcial dos braços de controlo da suspensão. Os eixos de pórtico aumentam o binário combinado em todas as rodas (pico de 10 segundos) para 13.400 Nm, um aumento total de 4.400 Nm.