A ConsumerChoice, Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, apresentou as marcas distinguidas como “Escolha Sustentável” em 2025.

Este sistema de qualificação valoriza produtos, serviços e medidas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico, distinguiu as 16 marcas vencedoras desta segunda edição.

O sistema de avaliação de marcas líder em Portugal baseia-se numa metodologia que combina a avaliação realizada pelos consumidores e um painel de especialistas das áreas em sustentabilidade. As marcas que se destacarem no cumprimento de todos os atributos ao longo de 2024 são reconhecidas e premiadas.

No total, foram realizadas mais de 1.664 avaliações junto de consumidores e especialistas, reconhecendo os melhores produtos, serviços e medidas que implementam políticas sustentáveis e promovem mudanças concretas, com um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

No universo automóvel, a Prio foi uma das marcas premiadas pelo seu Combustível Diesel Ecológico, “um produto sustentável com 10% de biodiesel produzido a partir de óleos alimentares reciclados, contribuindo para a economia circular e reduzindo até 15% das emissões de CO₂”, destaca a ConsumerChoice.

Na avaliação da ConsumerChoice, a Prio obteve um score de 75,2% na avaliação da sustentabilidade.

Ainda no setor automóvel, outras insígnias premiadas foram a Norauto Portugal com o Eco Revisão, um serviço de manutenção de veículos com práticas ecológicas, e o Grupo Saint-Gobain com a Glassdrive, marca especializada na reparação e substituição de vidros automóveis que utiliza materiais produzidos de forma ecológica e processos que reduzem o impacto ambiental.

A Rede Expressos destaca-se também por proporcionar um serviço que contribui para uma mobilidade mais verde no país através de uma frota eficiente de baixas emissões, otimização de rotas e incentivo ao transporte coletivo.

Outras marcas destacadas
A Apivita, marca de cosmética natural, destaca-se pelos Cuidados de Beleza Naturais, pois promove a beleza eficaz e consciente, com até 99% de ingredientes naturais. No que diz respeito à saúde e bem-estar, os Laboratórios Expanscience são distinguidos pela Escolha Sustentável, mais especificamente pela sua Gama de Produtos Dermocosméticos Mustela.
Na área da alimentação, a GlobalTribe é reconhecida pelo Tribe Açaí, um preparado líquido de açaí pronto a consumir e versátil. A marca portuguesa destaca-se pela produção de produtos naturais e saudáveis, levando ao público os sabores mais genuínos da região da Amazónia. A Trivalor é distinguida também pela sua marca de alimentação corporativa saudável, Ponto. Já a Banana da Madeira, destaca-se pelas medidas executadas, uma vez que é produzida de maneira sustentável em pequenas explorações familiares.
O Banco CTT distingue-se pelo Crédito Habitação Sustentável, recurso que privilegia a compra de casas energeticamente eficientes, apresentando condições especiais para poupar a natureza e a prestação e fatura energética de cada casa.
Relativamente ao setor da tecnologia, a iServices foi distinguida por disponibilizar aos consumidores um serviço de reparação e recondicionamento de smartphones e tablets, que procura contribuir para a diminuição dos resíduos eletrónicos e do impacto ambiental associado à produção de novos dispositivos.
A Goldenergy foi a marca premiada por adotar uma energia 100% Verde. A empresa tem como objetivo promover a transição energética e a redução da pegada de carbono, ajudando os consumidores a adotarem práticas mais ecológicas.
Quanto à área do turismo, o Moov Hotel foi reconhecido pela implementação de medidas ecológicas em todas as unidades, proporcionando assim uma estadia ideal para hospedes conscientes.
Entre as marcas que receberam este prémio está ainda o Grupo Saint-Gobain com o Cimento-Cola Webercol Flex Lev, contribuindo para a criação de construções mais sustentáveis, alinhando a alta qualidade com o respeito pelo meio ambiente. A Topeca, empresa dedicada a soluções de construção sustentáveis, destaca-se ainda pela Gama Kaltech. Esta linha é composta por argamassas naturais à base de cal hidráulica natural, tornando-se ideal para reabilitação e construção.
Por fim, a Decathlon é premiada pelo seu programa de Serviços Circulares: Retoma, Aluguer e Subscrição. A empresa tem vindo a apostar cada vez mais na sustentabilidade, promovendo a economia circular e prolongando o ciclo de vida dos artigos desportivos.

Artigo anteriorHyundai Inster é um dos elétricos mais baratos do mercado
Próximo artigoAcademia REPARA ensina a dar uma segunda vida aos equipamentos elétricos