A empresa de tecnologia Epson lançou a PaperLab A-8100, um sistema de fabrico de papel de escritório do mundo que converte papel de escritório impresso usado em papel novo e limpo, utilizando um processo sem água, no local e a pedido.
Baseado na sua antecessora, a A-8000, a nova PaperLab A-8100 introduz uma funcionalidade melhorada para aumentar a gama e a variedade de tipos de papel que podem ser processados.

A PaperLab A-8000 original, disponível pela primeira vez na Europa em 2019, foi a primeira máquina de fabricação de papel de escritório seco do mundo e, desde então, foi adotado por uma variedade de indústrias, incluindo serviços financeiros, manufatura e governo, por sua capacidade de processar informações confidenciais de forma responsável.
As melhorias deste novo modelo incluem um sensor interno que deteta automaticamente o tipo de papel que está a ser utilizado para otimizar as definições de produção sem necessidade de personalização manual.
A nova PaperLab A-8100 inclui tecnologia Dry-Fiber que converte os resíduos das folhas de escritório normais em fibras de alta qualidade sem necessidade de água, assegurando uma abordagem mais sustentável à produção de papel que reduz significativamente o impacto ambiental.
O novo modelo incorpora um sistema inteligente que ajusta automaticamente os parâmetros de produção em função do tipo de papel alimentado. Isto permite aos utilizadores misturar vários tipos de folhas, mesmo com a limitação de utilizar especificamente papel de escritório, maximizando a eficiência e a versatilidade.

“A Epson há muito que se dedica à sustentabilidade e à inovação no local de trabalho”, afirma Andreas Asel, responsável da PaperLab na Epson Europe. “A nova PaperLab A-8100 representa um importante passo em frente na nossa missão de fornecer às organizações as ferramentas de que necessitam para operar de forma sustentável, assegurando simultaneamente a confidencialidade das suas informações. Orgulhamo-nos de continuar a nossa tradição de excelência e inovação com este novo modelo.”
Em resposta aos pedidos dos clientes, os utilizadores podem agora monitorizar o seu impacto ambiental através da Epson Cloud Solution PORT. Esta funcionalidade fornece dados em tempo real sobre o valor da contribuição ambiental com base nos volumes de produção das folhas, acessíveis tanto a partir de PCs como de smartphones, facilitando às empresas o acompanhamento e a comunicação efetiva dos seus esforços de sustentabilidade.
A A-8100 introduz a opção de tamanho ligeiramente maior do que A3 para além do tamanho A4 convencional. Esta flexibilidade permite às empresas produzir internamente uma gama muito mais alargada de materiais impressos, como os seus próprios cadernos ou dossiers.
A PaperLab A-8100 foi concebida para permitir às empresas criar papel no local a partir de folhas impressas usadas, reduzindo o impacto ambiental associado aos métodos tradicionais de produção, incluindo a necessidade de comprar e transportar papel. “Esta solução inovadora não só contribui para a sustentabilidade, como também aumenta a confidencialidade de qualquer organização, permitindo o processamento seguro de documentos no local e atenuando os riscos associados ao manuseamento de informações sensíveis”, sublinha a empresa.