A Tesla publicou um vídeo que mostra o Model Y e o Model 3 a saírem da linha de montagem de forma autónoma e a dirigirem-se, igualmente em modo autónomo, para o seu lugar no parque de estacionamento, na fábrica de Fremont, na Califórnia. A intervenção humana nesta operação é inexistente.

Os veículos percorrem 1,9 km de modo autónomo, tendo de interagir com outros veículos não autónomos, num percurso que inclui paragens em sinais de stop e troços sem qualquer linha divisória da via.

Numa das secções do percurso, os Tesla atravessam uma zona mais estreita, semelhante a um estreitamente de via em que a circulação nos dois sentidos tem de ser feita alternadamente e na qual só pode passar uma viatura de cada vez.

O itinerário pelas instalações da fábrica, que está longe de ser linear, como se pode observar pelos vídeos que partilhamos, termina com o veículo a estacionar no espaço que lhe foi atribuído.

Todas as manobras dos Tesla são realizadas na perfeição, sem atrapalhações ou colisões, numa demonstração de capacidade do que a condução autónoma já faz, antevendo que, num futuro não muito distante, um condutor receba em sua casa o automóvel que encomendou, sendo essa viagem feita pelo próprio automóvel, desde o concessionário até à casa do seu novo proprietário.

Para esse cenário se concretizar será necessário que a legislação acompanhe a evolução da tecnologia, algo que será mais moroso. No entanto, essa será uma realidade quase inevitável, dado o grau de maturidade que a tecnologia já demonstra e os ganhos em segurança que daí advêm. A questão, neste momento, é saber quando é que as autoridades se sentem preparadas para confiar plenamente na inteligência artificial que já vive num automóvel.

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