O Filante Recorde é um automóvel elétrico de demonstração, com uma visão futurista da mobilidade elétrica. É “uma homenagem à história e ao património da marca, que sempre encarou o desporto automóvel e os recordes como uma forma de validar as suas inovações, antes de as aplicar aos modelos de produção”, aponta o construtor.
O Filante Recorde 2025 é um concept car elétrico desenvolvido pela Renault para maximizar a eficiência energética e que tem como objetivo estabelecer um novo recorde de consumo e de autonomia, com uma bateria de 87 kWh, ou seja, a mesma capacidade do Scenic E-Tech elétrico.
A tentativa de recorde acontecerá no primeiro semestre do ano, mas antes o protótipo será apresentado no salão automóvel Rétromobile, em Paris, de 5 a 9 de fevereiro de 2025 e submetido a testes, em túnel de vento, na primavera.
É o mundo da aeronáutica que fornece a principal inspiração para o design deste concept car de demonstração. Com a sua bolha aerodinâmica protetora, o habitáculo faz lembrar um avião de caça. Ao mesmo tempo, cada detalhe da carroçaria foi otimizado para reduzir o arrasto, com caraterísticas que remetem para as curvas e as formas dos aviões de alta performance.
O Renault Filante Recorde 2025 foi inspirado no 40 CV des Records (1925-1926), Nervasport des Records (1934) e Etoile Filante (1956) que estabeleceram novos recordes históricos para a marca.
O nome Filante refere-se ao Étoile Filante, um automóvel monolugar de inspiração aeronáutica construído, em 1956, com o objetivo de estabelecer novos recordes de velocidade. Em 5 de setembro de 1956, o Étoile Filante bateu, simultaneamente, vários recordes de velocidade, em Bonneville Salt Lake Flats, nos Estados Unidos, incluindo os recordes de distância de 1 e 5 quilómetros, com velocidades de 306,9 km/h e 308,85 km/h, respetivamente.
A palavra Recorde é uma referência direta aos 40 CV des Records, monolugares com carroçaria aerodinâmica, mais estreitos que o Renault 40 CV, que estabeleceram uma série de recordes de velocidade e de resistência a partir de 1925. Os primeiros recordes foram estabelecidos em 1925 com os engenheiros Garfield e Plessier ao volante: recorde mundial das 3 horas, recorde mundial dos 500 km e recorde mundial das 500 milhas. Podemos também acrescentar o recorde de 24 horas, com 4.167,578 km percorridos, a uma velocidade média de 173,649 km/h, no ano seguinte. A data de 2025 no nome do Z41 assinala o centenário destes recordes de 1925.
O Nervasport des Records é outro dos automóveis Renault menos conhecidos que contribuiu para o estabelecimento de novos recordes. Nos dias 4 e 5 de abril de 1934, este automóvel bateu nada menos que nove recordes internacionais e três recordes mundiais, entre os quais o recorde de 48 horas, com 8.037 km percorridos, a uma velocidade média de 167,445 km/h.
Renault 40 CV des Records
Renault Nervasport des Records
Renault Etoile Filante
Monolugar com uma carroçaria aerodinâmica fruto de uma colaboração entre as equipas de engenharia e de design da Renault e da Ligier Automotive, o concept car Filante Recorde 2025 apresenta um design ultra-aerodinâmico, otimizado para o desempenho, medindo 5,12 metros de comprimento e 1,19 metros de altura, para apenas 1.000 kg de peso, muito graças à utilização de fibra de carbono.
Tecnologia steer-by-wire
Ao contrário dos sistemas convencionais, que utilizam uma coluna de direção mecânica para ligar o volante às rodas, a tecnologia “steer-by-wire” baseia-se numa ligação eletrónica entre o volante e os motores da cremalheira de direção.
Quando o condutor vira o volante, o sistema envia sinais elétricos para uma ECU central que determina a melhor forma de virar o automóvel, não só com as rodas dianteiras, mas também com outros componentes como o motor, os travões e a suspensão. Toda a plataforma pode ser posta a trabalhar.
Esta tecnologia proporciona igualmente uma maior flexibilidade, na medida em que os componentes da direção – incluindo o volante – podem ser posicionados onde for necessário. Isto permite ultrapassar toda uma série de restrições arquitectónicas e de normalização para otimizar a disposição do cockpit.
A tecnologia de travagem por fio funciona segundo um princípio semelhante. O Renault Filante Recorde 2025 não tem um conjunto de pedais convencional. Em vez disso, o esforço de travagem é gerido por um sistema de controlo eletrónico. Quando o condutor ativa os travões, é enviado um sinal elétrico para o sistema de travagem, que distribui a força aplicada às rodas para um efeito ótimo. Também neste caso, esta tecnologia abre novas possibilidades na arquitetura da plataforma e do cockpit.
Fornecida pela Ampere, a tecnologia “cell-to-pack” maximiza também a eficiência energética do automóvel, ao mesmo tempo que permite poupar espaço e peso.
As células são integradas diretamente no conjunto de baterias sem módulos intermédios. Esta técnica reduz o peso do conjunto de baterias, otimizando simultaneamente o seu formato e o espaço disponível. Segundo a marca, este foi um grande desafio para o Filante Recorde 2025, que tem apenas 1,71 metros de largura.
60% do peso é das baterias
Esta nova arquitetura também reduziu o peso total do concept car para 1000 kg, com uma bateria de 600 kg. O invólucro da bateria em carbono também contribui para a redução do peso, ao mesmo tempo que proporciona maior resistência e proteção
Para reduzir ainda mais o peso do veículo, a equipa de engenharia utilizou Scalmalloy, uma liga de alumínio, de alta resistência, especialmente concebida para a impressão 3D. Desta forma, os engenheiros conseguiram fabricar peças complexas com extrema precisão, reduzindo simultaneamente o peso total do veículo.
Laboratório sobre rodas para testar novas tecnologias, materiais e inovações, o Renault Filante Record 2025 está equipado com pneus especiais que reduzem o atrito (pneus Michelin de 19 polegadas), bem como com as tecnologias de direção steer-by-wire e de travagem brake-by-wire que substituíram os sistemas mecânicos convencionais.