A Elaphe, líder mundial em tecnologia de motores elétricos na roda, em parceria com a InnoEnergy, um dos principais centros de inovação em energia sustentável, organizou um exclusivo evento no Circuito de Barcelona-Catalunya, em Espanha, dirigido a principais interessados e investidores da indústria, onde o Welectric marcou presença.
O programa do evento incluiu uma discussão em mesa-redonda e demonstrações de veículos na pista, oferecendo uma experiência prática que destacou a escalabilidade e versatilidade da tecnologia de motores na roda da Elaphe. A empresa procurou demonstrar como esta tecnologia inovadora transcende a propulsão tradicional de veículos, oferecendo maior liberdade de design, controlo máximo e eficiência, mantendo elevado desempenho e rentabilidade.
A tecnologia do motor na roda
É um sistema de propulsão onde o motor elétrico está integrado diretamente nas rodas de um veículo, em vez de fazer parte do sistema de transmissão central. Esta tecnologia substitui os motores tradicionais e sistemas de transmissão complexos por motores incorporados em cada roda, com um design mais compacto, eficiente e flexível. Além disso, torna possível o controlo independente de cada roda, proporcionando vantagens dinâmicas, que se estendem ao controlo de tracção melhorado e maior eficiência energética. Também permite permite layouts de veículos mais criativos, uma vez que não são necessários volumosos componentes de transmissão associados à tecnologia tradicional, o que resulta em designs mais leves e compactos.
Introdução e Demonstração de Inovações
O evento começou com uma introdução de Jennifer Dungs, Head Global de Mobilidade da InnoEnergy, que destacou a importância da tecnologia de motores na roda na evolução dos veículos elétricos. Seguiu-se uma apresentação de Gorazd Gotovac, Chief Technology Officer da Elaphe, sobre a visão da empresa para as arquiteturas futuras dos veículos, revelando como esta tecnologia vai além dos sistemas de transmissão, permitindo novos paradigmas funcionais para as próximas gerações de arquiteturas de VEs desenhados por software.
Os participantes tiveram uma visão mais aprofundada sobre o potencial dos motores na roda, incluindo a sua capacidade de permitir um controlo avançado do veículo, reduzir componentes e simplificar o design do veículo, características cruciais em particular para os fabricantes de automóveis europeus que procuram tornar os seus produtos mais competitivos no mercado.
Painel Dinâmico de Discussão e Perspectivas dos Especialistas
Um dos destaques do evento foi uma discussão em painel moderada por Jennifer Dungs, que reuniu vozes influentes dos setores automóvel e de investimento, como Mattias Berglund, VP de Estratégia da Aurobay, Olivier Brosse, Líder Global para Plataformas de Tamanho Médio da Renault-Ampere, Don Remboski, Tech Lead da Neapco e Aware Mobility, Antonio Casu, CEO da ItalDesign e Gorazd Lampic, CEO da Elaphe Ltd.
A discussão focou-se no potencial da tecnologia IWM do ponto de vista dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs), nos desafios arquiteturais que ainda enfrentam e no crescente papel do software na modelação do futuro do design dos veículos elétricos.
Motores na roda em pista
A experiência prática do evento decorreu no renomeado Circuito de Barcelona-Catalunya, onde a avançada tecnologia de motores in-wheel da Elaphe foi demonstrada em várias plataformas de veículos. Os participantes tiveram a oportunidade de testar diversos veículos protótipos, incluindo SUVs compactos (Mazda MX-30), crossovers (Hyundai Ioniq 5) e veículos comerciais ligeiros, todos equipados com motores na roda de última geração e software de controlo personalizado.
A Elaphe demonstrou publicamente o seu software de controlo de movimento do veículo, mostrando a capacidade de otimização dos sistemas do veículo. Isto foi alcançado ao reduzir o número de componentes mecânicos, ao mesmo tempo que se melhorou o controlo e a eficiência geral do veículo. Uma das demonstrações mais impressionantes permitiu o controlo de rolamento da carroçaria num curso de slalom, sem recorrer a suspensão ativa, utilizando exclusivamente a atuação dos motores in-wheel. O veículo também executou uma manobra de “tank turn”, destacando a precisão e controlo da tecnologia da Elaphe, com uma resposta até 20 vezes mais rápida do que nos sistemas elétricos convencionais.
Adicionalmente, a Elaphe apresentou a sua funcionalidade vibro-acústica em fase de patente. Esta tecnologia proporciona uma experiência auditiva e tátil imersiva na condução, com perfis de som personalizáveis e feedback háptico em tempo real, melhorando tanto o prazer de condução como a segurança do veículo.
Versatilidade e Escalabilidade da tecnologia Elaphe
Outras demonstrações incluíram um veículo comercial ligeiro, bem como outros projetos que mostraram as diferentes aplicações desta tecnologia. A Elaphe afirma estar apta a integrar a sua tecnologia em mais de 100 aplicações, desde veículos de passageiros e mercadorias, a veículos industriais ou que operam em circuito fechado (aeroportos, fábricas, centros de logística).
Os motores na roda não só melhoram a eficiência como oferecem aos OEMs a oportunidade de repensar o design dos veículos, sem comprometer o desempenho ou a segurança, abrindo um potencial de diferenciação de produtos que pode ser decisivo para a industria automóvel europeia.
O que pensa o Welectric
O Welectric também existe para celebrar a inovação e criatividade, sempre com vista à aplicação prática de ideias e tecnologias. O conceito do motor na roda tem mais de 120 anos e surgiu pela primeira vez num veículo desenvolvido pelo professor Ferdinand Porsche, quando trabalhava na Lohner. O motor elétrico nas rodas, da frente ou nas quatro rodas foi uma criação inspirada, que esbarrou sobretudo na limitação das baterias da época, que rapidamente esvaziavam a sua carga em utilização. A solução foi o desenvolvimento do primeiro híbrido, com um ou dois motores de combustão que alimentavam a bateria que, por sua vez, alimentava os motores nas rodas. (Em 2011 tive oportunidade de conduzir o Lohner-Porsche Semper Vivus, uma recriação deste automóvel realizada pelo Museu Porsche.)
Mas só agora, com a maturidade que tecnologia do século XXI permitiu, podem os sistemas de motor na roda evoluir e proporcionar as suas vantagens em veículos do quotidiano. As dificuldades já não estão na exequibilidade nem na fiabilidade, mas na viabilidade económica, que só pode ser atingida com um aumento de escala muito substancial.
Na mesa redonda foi possível questionar os intervenientes sobre o motivo pelo qual esta tecnologia tão promissora ainda não deu o salto, sobretudo tendo em conta que a Elaphe já colabora com vários construtores. Não existiu uma resposta clara, pelo que ficou a ideia de que esta tecnologia precisa de provar industrialmente, mas também em desempenho e marketing, a sua superioridade face às soluções existentes.
Em termos de prestações possíveis, valores que podem atingir os 455 kW (614 cv) por roda, aliados a um enorme controlo relativamente à entrega dessa potência apontam para a criação dos hipercarros mais rápidos da história. Mas essa utilização de nicho, será ela suficiente para garantir o investimento? Mais terra a terra será a utilização desta tecnologia para aumentar o volume e o acesso ao compartimento de carga de comerciais ligeiros, por exemplo. Ou potenciar as capacidades fora de estrada de um veículo todo o terreno. A Elaphe está à procura da sua oportunidade para provar ao mundo esta tecnologia e nós achamos que a causa é meritória, mas a palavra final é da industria automóvel…