Apresentação da Volvo decorreu em Cascais

Num evento realizado pela Volvo em Cascais dedicado a conhecer a chegada ao mercado português do novo 100% elétrico EX90 da Volvo e do restyling do XC90 (motorização híbrida Plug-in), o nosso olhar centrou-se maioritariamente no EX90, o mais recente elétrico Volvo a chegar aos stands, depois do EX40, EC40 e EX30.

Para este ano, a somar a estes quatro modelos, os condutores poderão esperar ainda mais novidades da marca, dado que a oferta 100% elétrica do fabricante sueco será reforçada com uma versão mais Cross Country do EX30 (a revelar em fevereiro) e um sedan, o ES90 (a desvendar em março), que nos despertam também muita curiosidade.

Volvo EX90

Para já, o momento foi de olhar e sentarmo-nos no EX90, SUV que assenta numa nova plataforma (SPA2) e lança uma design de grelha que iremos ver nos próximos Volvo.

O construtor fala deste EX90 com orgulho, referindo-se a ele nestes termos: “É o automóvel mais avançado e seguro que alguma vez produzimos!”. Para uma marca que, desde a origem, faz da segurança parte do seu ADN uma afirmação destas tem peso.

o ex90 é o mais seguro volvo de sempre, afirma a marca

Para sustentar esta declaração, o construtor nórdico salienta que o EX90 é um dos primeiros automóveis a integrar um sistema de “core computing”, um elemento que centraliza o processamento do veículo numa única plataforma e melhora a eficiência do modelo a reagir mais rapidamente a situações de risco. Este “escudo de segurança invisível” que inclui, no exterior e interior, a mais recente tecnologia de deteção de “situações”, é capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja, graças às câmaras, sensores, radares e sensor LiDAR todos conectados com os sistemas centrais e que reproduzem, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus.

Volvo EX90

Embora o EX90 se possa considerar, neste momento, como a versão elétrica do XC90, estes dois SUV Volvo são, na realidade, de gerações distintas, pois recorrem a plataformas diferentes. A base do XC90 é mais antiga e a do EX90 é recente.

As dimensões também são ligeiramente diferentes: o XC90 mede 4953 mm de comprimento, ao passo que o EX90 tem 5037 mm de comprimento. Qualquer um destes imponentes SUV transporta sete pessoas.

O EX90 vive em redor de materiais sustentáveis. A quantidade de materiais reciclados reside em: 15% de aço, cerca de 25% de alumínio e 48 kg de plástico reciclado e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15% do total de plástico utilizado no EX90 (o mais elevado de sempre num Volvo).

O EX90 tem a mesma distância entre eixos do XC90 (1mm a mais), mas é mais longo 8.4 cm. É mais largo 6 mm e mais baixo 3.2 cm, assim como também está mais junto ao solo, sendo o XC90 mais alto por cima de obstáculos em 2.5 cm. Já por dentro, tudo muito igual e o mesmo espaço e habitabilidade, seja na primeira, segunda ou terceira fila.

O EX90 terá uma versão Single Motor, de tração traseira, com um motor de 279 cv de potência (205 kW), associado a uma bateria de 104 kWh que proporciona uma autonomia até 580 km. A média de consumo é de 19 kWh/100 km.

O modelo terá ainda duas variantes de tração integral (Twin Motor), qualquer uma delas equipada com um pack de baterias de 111 kWh: uma dessas variantes tem 408 cv (300 kW) e uma autonomia de até 600 km; outra com 517 cv (380 kW) e um alcance de até 590 km. As unidades Twin Motor têm consumos combinados a rondar os 20,6 kWh/100 km.

Volvo EX90

Para os condutores nacionais, um dado relevante é que este SUV elétrico da Volvo é Classe 1 nas autoestradas portugueses com dispositivo Via Verde.

Em matéria de preços, o EX90 apresenta-se com um preço chave na mão para empresas desde 62.461€ + IVA. Adquirido através de renting, a renda é a partir de 795€ + IVA. Pelo facto de ser elétrico, tem isenção de IUC, podendo as empresas contar com isenção de Tributação Autónoma e dedução de 100% do IVA.

Para os particulares, o preço de acesso à gama é de 88.201€ para a versão Core e na variante “Single Motor”. O nível Plus orça em 92.690€ e já o recheado Ultra é 104.744€, sendo que este vem sempre já com a solução “Twin Motor”, escolha que nos restantes níveis de equipamento implica mais 5966€ ou a “Twin Motor Performance” mais 11.070€.

Em Portugal a marca promete que “pós-encomenda” o carro chegue num mês. No segmento E SUV, a Volvo tem a ambição de, em Portugal, vir a ter 15% do segmento com este seu EX90.

Artigo anteriorBling Energy cria modelo de subscrição de energia solar integrada com baterias até 20 anos 
Próximo artigoNova plataforma: alugar artigos em vez de comprar