Parece estranho, mas funciona e é uma solução mais sustentável: água de pepino dos pickles em vez de sal de cozinha para descongelar ou remover a neve nas estradas. O segundo maior aeroporto da Alemanha, Munique, já está a adotar esta solução que resultou de uma cooperação que vinha desde 2019 entre o fabricante de alimentos Develey e o departamento de manutenção de estradas na Baixa Baviera, Alemanha. Os especialistas que chegaram a esta ideia garantem que é algo mais económico, mais sustentável e ecologicamente melhor, pois menos sal acaba no ambiente.

A técnica consiste no aproveitamento de salmoura de pepino de pickels para a manutenção das estradas mais afetadas por neve no inverno.

Após a colheita no verão, a empresa Develey armazena os pepinos em cerca de 1.000 silos cheios de água salgada até serem processados nas suas instalações em Dingolfing. Quando os pepinos entram em produção, a água salgada permanece. Até agora, as águas residuais da produção de pepino eram descartadas com grandes despesas para a empresa em virtude da estação de tratamento de esgoto com que a Develey tinha arcar. Isso acabou agora, porque a água de pepino é uma ótima alternativa ao sal de cozinha.

Sabia que…
esta ideia partiu do funcionário da empresa Develey, Patrick Biebl?

A água de decapagem dos pepinos propriamente dita não é usada para a manutenção das estradas no inverno (o teor de sal é muito baixo nesta fase), mas sim as águas residuais da produção. Em vez de descartar a salmoura que sobra da fermentação dos pickles pelo sistema de esgoto, na fábrica da Develey ela é limpa e o teor de sal é enriquecido para o serviço de inverno.

A água do pepino dos pickles não é usada diretamente, mas a água residual da produção.

Para obter um efeito de descongelamento ideal, o teor de sal da água do pepino deve ser aumentado de aproximadamente 7% para 21%. Esse é o único obstáculo que teve que ser superado para que a salmoura estivesse pronta para uso.

A partir de 1.000 kg de água salgada de pepino, são produzidos 1.100 kg de salmoura.

Estes 1100 kg de salmoura ficam prontos para ser espalhados, podendo ser usados até 18 graus negativos. Ao longo de todo o inverno, mais de 2.000 toneladas de salmoura de pepino já estão a acabar nas ruas.

Já no último inverno de 2023/24, foram economizadas 180 toneladas de sal rodoviário e 1,5 milhão de litros de água.

A água de pepino provou ser um bom substituto para o sal de estrada.

Este substituto do sal de cozinha também é usado no Aeroporto de Munique desde 2024. Isso mantém os caminhos e estradas de acesso livres de gelo.

Após um teste realizado em coordenação com o Ministério dos Transportes da Baviera, a salmoura de pepino agora é usada regularmente nos depósitos de manutenção de estradas da Baixa Baviera em Dingolfing, Landau, Landshut, Achldorf, Pattendorf, Abensberg e Saal ad Donau. A fábrica da BMW em Dingolfing também usa a salmoura há vários anos, assim como o Aeroporto de Munique, que usa a água nas suas vias públicas.

Artigo anteriorFerrari elétrico já tem data para ser revelado
Próximo artigoEstes são os três próximos comerciais elétricos da Renault