Estafette, Goelette e Trafic são três veículos comerciais ligeiros resultado de uma colaboração entre a Flexis, a sociedade independente fundada pelo Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM. Esta nova gama de furgões E-Tech elétricos foi desenvolvida para responder a uma ampla gama de atividades.

Com base na nova plataforma “skateboard” e na arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) desenvolvida pela Ampere, estes furgões compactos adaptáveis abrem caminho a soluções personalizadas que vão apoiar os clientes na transição energética e tecnológica.

“Esta nova plataforma representa um avanço significativo na conceção de automóveis inteligentes, oferecendo flexibilidade, ergonomia e conetividade, com possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos, garantindo simultaneamente elevados níveis de segurança e desempenho”, aponta a Renault.

Cada um dos três automóveis tem a sua própria identidade e foi concebido para responder a necessidades específicas.

Trafic E-Tech elétrico

Com esta quarta geração do Trafic, o modelo escreve um novo capítulo de uma saga iniciada em 1980.

O Trafic E-Tech elétrico apresenta um design monovolume, com um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada. As rodas posicionadas nas extremidades maximizam o espaço interior, mantendo um raio de viragem equivalente ao de um Clio.

O veículo tem menos de 1,90 m de altura para facilitar o acesso a parques de estacionamento subterrâneos.

Goelette E-Tech elétrico

Um VCL histórico da Renault, o Goelette esteve na estrada durante dez anos, a partir de 1956. Resistente, robusto e fácil de transformar, foi um dos furgões mais procurados pelas frotas ou pelos pequenos empresários com necessidades específicas.

Concebido para responder a uma vasta gama de necessidades, o Goelette E-Tech elétrico está disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a vários tipos de conversões.

Estafette E-Tech elétrico

O Estafette E-Tech elétrico é um reboot contemporâneo do emblemático furgão dos anos 60 da Renault, mas adaptado às exigências da logística urbana moderna.

Mais de meio milhão de veículos ostentaram o nome Estafette, entre 1959 e 1980. Esta designação icónica simboliza um VCL que atravessa várias gerações.

O seu design é largamente inspirado no Renault Estafette Concept apresentado em setembro passado.

Com 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, é um comercial compacto que a marca refere ser fácil de manobrar em cidade, podendo percorrer ruas estreitas e zonas urbanas densas. Com 2,60 m de altura, permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no interior, entre o habitáculo e a zona de carga.

Inspirado no design do Trafic E-Tech elétrico, o Estafette E-Tech elétrico apresenta um grande para-brisas panorâmico, de três peças, para uma maior visibilidade, segurança e conforto de condução.

O Estafette E-Tech elétrico inclui caraterísticas concebidas para utilizadores profissionais na cidade, tais como uma porta lateral deslizante, com uma calha integrada invisível, para uma abertura suave.

Os estribos de ambos os lados facilitam a entrada e a saída do veículo, para uma utilização mais ergonómica.

Na traseira, uma porta de persiana de uma só peça otimiza o espaço de carga.

Esta nova gama de veículos comerciais ligeiros deverá chegar ao mercado a partir de 2026. Mais pormenores serão revelados nos próximos meses.

Artigo anteriorÁgua de pickles de pepino usada para descongelar estradas
Próximo artigo“Velocidade Tesla” constrói fábrica de baterias estacionárias