2025 será um ano forte para a Volvo em matéria de lançamentos. Esta semana, o construtor sueco divulgou o novo EX30 Cross Country, um SUV compacto desenvolvido a partir do EX30 criado para os aventureiros e amantes da natureza e abordou outros futuros modelos, entre os quais viaturas 100% elétricas.

“Apresentámos o nosso primeiro veículo Cross Country há mais de 25 anos e este conceito de veículos duradouros e resistentes a todas as condições climatéricas é fundamental para a marca Volvo. Na Suécia, enfrentamos Invernos rigorosos, mas também gostamos de os aproveitar ao máximo, saindo e explorando a nossa fantástica natureza, mesmo quando lá fora estão 20 graus negativos. É por isso que queremos proporcionar uma experiência completa, e não apenas um automóvel, aos nossos clientes do EX30 Cross Country”, diz Jim Rowan, CEO da Volvo Cars
O EX30 Cross Country é o primeiro desta fornada de elétricos. Este off-road tem uma bateria de 69 kWh brutos para uma autonomia de até 427 km e zero emissões de gases de escape, carregando de 10 a 80% em 26 minutos (a 150 kW DC).
Com uma maior altura ao solo do que a versão original do EX30 (mais 19 mm), o novo modelo oferece maior capacidade para enfrentar terrenos acidentados. As jantes especiais, de maiores dimensões, e a opção de um pneu acessório todo-o-terreno de 18 polegadas e tração integral, fazem parte do modelo, havendo ainda um pack de personalização opcional, o Cross Country Adventure com guarda-lamas rígidos e pneus off-road e barras no tejadilho.
Em termos de motorizações, ao invés do EX30 “convencional” (que é proposto em três variantes), este EX30 Cross Country apresenta-se aos clientes apenas numa opção, o Twin Motor Performance com tração integral com 315 kW (428 cv) e 543 Nm. Em preços, o EX30 Cross Country custa a partir de 56.528€, enquanto o EX30 “normal” tem um PVP desde 39.554€.
“Sejam trilhos de montanha, estradas costeiras ou as ruas da mais movimentada cidade, este 100% elétrico, um dos mais sustentáveis da marca, oferece a combinação perfeita entre robustez, tecnologia e preocupação com o ambiente”, afirma a marca que diz que este é um “automóvel perfeito para quem adora fazer muitos quilómetros… a pé”, refere a marca.
Mas este EX30 Cross Country não é a única novidade Volvo para este ano.
Numa apresentação online muito dirigida aos acionistas, Jim Rowan mostrou um “slide” com a gama de modelos Volvo alinhada.
[clique para aumentar as imagens]
Especificamente para 2025, o CEO levantou a ponta do véu, afirmando que serão lançados “cinco modelos novos ou atualizados”. O primeiro já está: é este EX30 Cross Country.
Um segundo novo modelo que chegará este ano é o Volvo ES90, um sedan totalmente elétrico. O CEO da marca descreve-o como “um dos modelos emblemáticos” que irá demonstrar as “capacidades tecnológicas” do fabricante. O ES90 vai ser apresentado em março de 2025, juntando-se ao SUV EX90.
Outro elétrico que se espera que seja anunciado este ano será o Volvo EX60, desenvolvido a partir da plataforma 100% elétrica SPA3, embora este modelo seja para introduzir no mercado em 2026.
Ainda no “slide” que foi exibido, há dois outros futuros veículos não identificados que irão partilhar a plataforma SPA3. Não se sabe quais são, mas uma das nossas apostas é para que uma dessas seja uma carrinha. Aguardemos por novos desenvolvimentos.
Apesar dos resultados positivos alcançados em 2024, a Volvo descreve 2025 como um ano “turbulento” devido às “condições de mercado difíceis”. Numa mensagem dirigida aos acionistas, o CEO afirmou, aliás, que “2025 será um ano de transição. A indústria automóvel global está a enfrentar várias incertezas: cíclicas, estruturais, transformacionais e geopolíticas. Temos navegado neste ambiente melhor e mais rapidamente do que muitos dos nossos pares, mas nós e o resto da indústria seremos severamente testados este ano. Ao mesmo tempo, temos de manter os olhos bem postos no caminho a seguir e não sacrificar o futuro no altar do presente. Por outras palavras, temos de ser prudentes, diligentes e disciplinados durante um 2025 turbulento, ao mesmo tempo que preparamos o caminho para as nossas ambições a longo prazo.”