A R.Power, produtor independente de energia renovável na Europa, anunciou o seu primeiro acordo internacional de project finance com o CaixaBank, S.A. e o Banco BPI, S.A., num montante total de 38,6 milhões de euros. O financiamento destina-se ao desenvolvimento de um portefólio de centrais solares em Portugal, com uma capacidade total de 68 megawatt-pico (MWp). O CaixaBank e o Banco BPI atuaram como consultores financeiros (Mandated Lead Arrangers) para a organização e montagem da operação. O CaixaBank foi também o coordenador do financiamento verde (Green Loan Coordinator) e o Banco BPI, banco agente.
O acordo inclui o refinanciamento de ativos já construídos, bem como o financiamento para a construção de oito centrais fotovoltaicas de grande dimensão. O financiamento está garantido por um Contrato de Aquisição de Energia (PPA, na sigla em inglês) de longo prazo com um dos principais grupos energéticos europeus. O PPA estará em vigor entre 2025 e 2034, e a R.Power prevê a entrega de aproximadamente 552 GWh de eletricidade durante esse período.
“Esta operação é um marco significativo no crescimento da R.Power. O nosso primeiro acordo internacional de project finance confirma a nossa credibilidade no mercado europeu de energias renováveis. Estamos muito satisfeitos por o CaixaBank e o BPI terem depositado a sua confiança em nós como parceiros na implementação de projetos fotovoltaicos em Portugal. O financiamento, suportado por um PPA de longo prazo, demonstra ainda mais a solidez do nosso negócio,” enfatizou Przemek Pięta, cofundador e CEO da R.Power.
A R.Power tem operações na Polónia, Roménia, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha. A empresa é especializada no desenvolvimento de centrais solares fotovoltaicas de grande dimensão, sistemas de armazenamento de energia (BESS, na sigla em inglês) e parques eólicos.
Fotografia: R.Power