A divisão M da BMW está a preparar uma nova geração de automóveis elétricos de alto desempenho que promete não deixar ninguém indiferente.
O primeiro desta nova linhagem a chegar será o M3 elétrico. Derivado do próximo Série 3/i3, que estará à venda em 2026, este modelo será baseado na plataforma modular Neue Klasse, uma arquitetura elétrica que servirá de base a toda a gama de emissões zero do fabricante bávaro a médio prazo, desde o pequeno Série 1/i1 até ao luxuoso Série 7/i7.

A Neue Klasse estrear-se-á no final deste ano com o novo iX3, que estará disponível nas versões de tração traseira (um motor) e tração integral (dois motores). No entanto, as criações da M vão mais longe, uma vez que está confirmado que irão empregar até quatro motores (ou seja, um para cada roda), com uma potência máxima de 1.360 cv (1.000 kW).
Embora a sua estreia só ocorra em 2027, a BMW divulgou as primeiras imagens de um futuro M3 elétrico, com camuflagem e com uma carroçaria ainda não finalizada.
Ou seja, este protótipo mascarado, denominado Vision Driving Experience, não corresponde à carroçaria do modelo final.

Este exemplar foi concebido como banco de ensaio para a nova unidade de controlo “Heart of Joy”, que é responsável pela gestão do grupo motopropulsor e pela dinâmica de condução. Este protótipo Vision Driving Experience serviu de corpo para a marca testar as capacidades do “Heart of Joy” no BMW Performance Driving Center em Spartanburg (EUA).
Apesar de estar orientada para a performance, este “Heart of Joy” promete aumentar a eficiência, através de uma melhor regeneração da energia que levará a uma maior autonomia.

De acordo com o construtor, esta unidade de controlo das subfunções de transmissão, travagem, carregamento, recuperação e direção processa as informações dez vezes mais rapidamente do que os sistemas anteriores da BMW. Segundo a marca, este sistema tem a capacidade de aumentar a eficiência energética em 25%.
O veículo de teste BMW Vision Driving Experience mostra como funciona o Heart of Joy através de códigos de cores nas jantes: a aceleração é indicada a verde, a recuperação de energia a azul e a travagem com travões de fricção a laranja.