Fruto de uma colaboração entre o Grupo Renault e os bombeiros franceses, o Fireman Acess é uma inovação exclusiva que permite aos serviços de socorro apagar um incêndio num automóvel elétrico praticamente no mesmo tempo que num automóvel de combustão. Do ponto de vista técnico, um disco adesivo é colocado sobre uma abertura no invólucro da bateria de tração do veículo, selando-a para uma utilização normal.

Se o veículo se incendiar e as chamas se propagarem à bateria, o jato potente da mangueira de incêndio desloca o disco e encharca as células com água – a única forma rápida e eficaz de parar a reação térmica. Desta forma, um incêndio numa bateria pode ser extinto em apenas alguns minutos, em comparação com as várias horas e dez vezes mais água sem esta caraterística, indica a Renault.

“Quando se trata de um assunto como a segurança, precisamos de quebrar todas as barreiras”, diz Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Esta iniciativa é a primeira expressão concreta do compromisso assumido pelo Grupo Renault de colaborar com o Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, Jean Todt, na sensibilização para a segurança rodoviária em todo o mundo e na implementação de inovações tecnológicas para salvar vidas nas estradas.

O Fireman Acess permite assim que os bombeiros regressem mais rapidamente à prontidão operacional. Foram registadas sete patentes para este sistema, que está agora instalado em todos os automóveis elétricos e híbridos plug-in vendidos pela Renault, Dacia, Alpine e Mobilize, em todo o mundo.

O Grupo Renault decidiu, no entanto, agora colocar as patentes do Fireman Acess à disposição de toda a indústria automóvel. Os fabricantes de automóveis e os fornecedores de peças podem agora obter uma licença gratuita para esta inovação, através da plataforma de colaboração aberta www.renault/universalpatent.com. Em contrapartida, como parte deste princípio de colaboração, os licenciados concordam que quaisquer atualizações serão disponibilizadas a outros membros da comunidade.

Artigo anteriorENGIE Soluções de Energia colabora com Saint-Gobain Abrasivos na instalação de Central Solar
Próximo artigoNissan torna Ariya mais picante com fórmula Nismo