A Stellantis apresentou o STLA AutoDrive 1.0, o primeiro sistema de condução automatizada desenvolvido internamente pela empresa, que oferece a funcionalidade “Hands-free” & “Eyes-off” (SAE Nível 3). O STLA AutoDrive é um pilar da estratégia tecnológica da Stellantis, juntamente com os sistemas STLA Brain e STLA Smart Cockpit, para fazer avançar a inteligência e a automatização dos veículos, bem como a experiência do utilizador.

O STLA AutoDrive permite a condução automatizada a velocidades até aos 60 km/h, o que reduz a necessidade de intervenção do condutor no trânsito do tipo pára-arranca, uma funcionalidade útil para quem se desloca para o trabalho em zonas urbanas de grande densidade.
“O sistema foi concebido para ser simples: uma vez alinhadas as condições ambientais e de tráfego, os condutores são notificados de que o STLA AutoDrive está disponível. Quando ativado por um botão físico, o sistema assume o controlo, mantendo as distâncias de segurança, ajustando a velocidade e gerindo a direção e a travagem de forma integrada, com base no fluxo de trânsito”, esclarece a marca.

Segundo o fabricante, o STLA AutoDrive está em conformidade com os regulamentos aplicáveis nos mercados suportados e exige que os condutores permaneçam sentados, com o cinto de segurança colocado e aptos a assumir o controlo sempre que solicitado. Respeita, também, as legislações das diferentes regiões sobre a conduta do condutor, incluindo as restrições de utilização de telemóveis.
O STLA AutoDrive monitoriza continuamente o ambiente que rodeia o veículo através de um conjunto de sensores, “de modo a garantir um conhecimento de alta precisão e um funcionamento fiável, mesmo em condução noturna ou em condições climatéricas mais desafiantes, como sob chuva ligeira ou com o spray provocado pelas outras viaturas. Para manter um desempenho constante, um sistema automatizado de limpeza dos sensores mantém os componentes críticos limpos, para uma ótima fiabilidade e funcionalidade”, indica ao fabricante.
A velocidades mais elevadas, o STLA AutoDrive oferece a comodidade do Cruise Control Adaptativo e das funções de centragem na faixa de rodagem nos modos de Nível 2 (“Hands-on”) e Nível 2+ (“Hands-off”, “Eyes-on”).

Os engenheiros da Stellantis aperfeiçoaram o STLA AutoDrive para reagir “de forma rápida e natural”, assegurando que o sistema seja suave, previsível e semelhante à intervenção humana em condições reais: “Quer se trate de manter distâncias de circulação seguras ou de se ajustar ao crescente tráfego, o sistema funciona sem problemas para proporcionar uma condução confiante e sem stress”, destaca a empresa.
Construído com base numa arquitetura escalável, o STLA AutoDrive está pronto a ser implementado e pode ser adaptado aos mercados globais através dos veículos da Stellantis, “garantindo uma implementação sem problemas à medida que as estratégias comerciais se alinham com a procura do mercado”, afirma a marca.
