O Dacia Spring vendeu na Europa mais de 140.000 unidades entre 2021 e 2024, mas a sua carreira comercial está agora algo ensombrada pelas tarifas aduaneiras adicionais que a União Europeia aplica aos veículos fabricados na China, o que é o seu caso, através de uma joint-venture da Renault. Este facto levou a marca a repensar a estratégia, projetando um novo Spring feito na Europa.

O novo modelo vai aumentar de tamanho, garantir mais espaço e estará dotado de tecnologias melhores, devendo apresentar-se aos consumidores em 2026.

O CEO da Dacia, Denis Le Vot, diz que o trabalho de desenvolvimento do novo modelo elétrico do segmento A da marca romena do Grupo Renault levará apenas 16 meses e tem como objetivo um preço de 18 mil euros.

Denis Le Vot também partilhou um esboço do modelo, que parece um pequeno hatchback tradicional em vez de um crossover mais vertical. Contudo, não será de excluir a possibilidade de o próximo Spring poder vir a ter um modelo com uma versão mais aventureira, estilo Stepway, como forma de atrair fãs do conceito de crossovers, um pouco à semelhança do que o fabricante tem para o Sandero e a sua variante Stepway.

Do que se sabe, este futuro Spring vai partilhar componentes e plataforma AmpR Small com o novo Renault Twingo elétrico, cujo design puxa para a nostalgia dos anos 90, tal como o novo Renault 5 evoca os traços do R5 da década de 1980.

Não se sabe qual será o local de montagem do novo Spring, se será construído na fábrica da marca na Roménia ou na mesma linha de montagem do novo Twingo.

Em termos de posicionamento de preços, o Twingo elétrico deverá custar cerca de 20 mil euros, ou seja, um pouco acima do Spring.

Artigo anteriorPolestar alarga presença em Portugal e abre espaço na capital
Próximo artigoGoverno reforça em 137 M€ a verba para descarbonização dos transportes públicos