O fabricante de baterias China Aviation Lithium Battery (CALB) vai anunciar esta segunda-feira a intenção de realizar um investimento de grande escala em Portugal, com a construção de uma fábrica, em Sines. O projeto, avaliado em 2 mil milhões de euros, prevê a criação de 1800 postos de trabalho quando estiver a funcionar em pleno e a produção de baterias para veículos elétricos.
Neste projeto, o Estado vai apoiar com uma verba de até 350 milhões de euros.
A unidade fabril será dedicada à produção de células de iões de lítio e a localização estratégica em Sines que facilitará a exportação para os mercados europeus. O início da construção acontecerá já no segundo trimestre de 2025, com a primeira fase da unidade a poder entrar em operação até 2026, embora a produção em fase de cruzeiro deve acontecer em 2028.
A fábrica produzirá baterias de lítio com uma capacidade total anual de 15 gigawatts-hora, o que equivale a cerca de 187.000 baterias para veículos elétricos, principalmente no mercado europeu.
De acordo com declarações ao semanário “Expresso”, Liu Jingyu, presidente da CALB, refere que além da posição geográfica favorável, Portugal foi escolhido pelo seu forte investimento em energias renováveis e pela estabilidade política e económica.

“Escolhemos Portugal para a gigafábrica de baterias devido às suas vantagens estratégicas”, afirma a presidente da chinesa CALB
Com esta nova unidade em Portugal, a empresa pretende fortalecer a sua presença na Europa, contribuindo para a redução da dependência do continente em relação a fornecedores asiáticos.
Além do impacto na geração de emprego, o investimento representa um impulso para o setor tecnológico e industrial português, consolidando o país como um ponto estratégico para a indústria de mobilidade elétrica e energias limpas na Europa.
Que marcas e modelos usam baterias CALB?
Entre as marcas servidas pela CALB estão principalmente emblemas chineses, como GAC, Geely, Nio, Changan, Leapmotor e XPeng, havendo, ainda assim, fabricantes automóveis ocidentais com baterias CALB. O Smart #1 é um dos veículos com packs de baterias CALB. Volvo EX30, Smart #3 e Honda e:NS1 são outros dos automóveis fornecidos.
É o terceiro maior fabricante chinês de baterias para automóveis elétricos, depois da CATL e da BYD. A nível mundial, ocupa a 7ª posição do ranking.
Fundada em 2007, a CALB tem atualmente uma capacidade de produção superior a 100 GWh por ano.