A consulta Jato Dynamics analisou o número de elétricos que foram comercializados no ano passado, concluindo que 2024 não foi um ano positivo para as vendas de veículos elétricos na Europa, com o abrandamento do crescimento que a indústria começou a evidenciar em 2022, resultando numa queda de cerca de 1% nas vendas de elétricos no ano passado.
As matrículas dos modelos puramente elétricos cresceram +107% em termos anuais entre 2019 e 2020, +63% entre 2020 e 2021, +29% entre 2021 e 2022, e +28% entre 2022 e 2023. No entanto, as 1.985.996 unidades de novos ligeiros de passageiros elétricos registadas na UE28 em 2024, marcaram um declínio anual de 1,2%.
A queda nos registos também se refletiu na quota de mercado dos 100% elétricos na Europa, que diminuiu ligeiramente de 15,7% em 2023 para 15,4% no ano passado. A falta de clareza sobre os incentivos aos elétricos, o elevado preço médio de venda a retalho dos novos modelos e os baixos valores residuais – bem como as preocupações com as infraestruturas de carregamento em todo o continente – estão entre as razões subjacentes ao declínio, na perspetiva da Jato Dynamics. “Apesar da queda registada no ano passado, espera-se que a situação melhore em 2025, uma vez que o preço médio de um elétrico continua a diminuir na Europa, em grande parte devido à introdução de modelos menos dispendiosos dos principais fabricantes de automóveis”, comenta a consultora.
Ranking Elétricos na Europa em 2024 | Modelos | Matrículas | Variação face a 2023 |
1 | Tesla Model Y | 209.214 | -17% |
2 | Tesla Model 3 | 112.789 | 12% |
3 | Volvo EX30 | 78.032 | Nova entrada |
4 | Skoda Enyaq | 68.874 | 4% |
5 | Volkswagen ID.4 | 64.756 | -24% |
6 | Volkswagen ID.3 | 54.531 | -14% |
7 | BMW iX1 | 52.283 | 16% |
8 | MG4 | 51.775 | -28% |
9 | Audi Q4 | 48.094 | 2% |
10 | BMW i4 | 45.062 | -8% |
11 | Mercedes-Benz EQA | 43.083 | 13% |
12 | Cupra Born | 41.231 | -5% |
13 | Volvo EX40 | 39.995 | -21% |
14 | Hyundai Kauai | 36.45 | 1% |
15 | Peugeot 208 | 35.459 | -23% |
16 | Mercedes-Benz EQB | 33.188 | 58% |
17 | Volkswagen ID.7 | 32.218 | Nova entrada |
18 | Renault Megane | 31.445 | -28% |
19 | Fiat 500 | 29.15 | -53% |
20 | Kia Niro | 25.616 | -33% |
TOTAL BEV | 1985.996 | -1% |

Ranking PHEV na Europa em 2024 | Modelos | Matrículas | Variação face a 2023 |
1 | Volvo XC60 | 60,741 | 41% |
2 | Ford Kuga | 42,183 | -22% |
3 | BMW X1 | 40,723 | 59% |
4 | Mercedes GLC | 28,521 | 5% |
5 | Cupra Formentor | 28,218 | 7% |
6 | Volvo XC90 | 25,199 | 49% |
7 | Volkswagen Tiguan | 22,827 | 10% |
8 | Kia Sportage | 22,761 | -15% |
9 | BMW Série 3 | 22,57 | -11% |
10 | Hyundai Tucson | 21,886 | -13% |
11 | Mercedes Classe E | 21,186 | 255% |
12 | BMW X5 | 20,862 | 3% |
13 | Audi A3 | 20,371 | 41% |
14 | Toyota RAV4 | 18,67 | 15% |
15 | Land Rover Range Rover Sport | 17,438 | 62% |
16 | Mercedes GLA | 16,316 | -6% |
17 | Mercedes Classe C | 16,144 | -26% |
18 | BMW Série 5 | 16,107 | 43% |
19 | Toyota C-HR | 15,798 | nova entrada |
20 | Volvo V60 | 15,169 | 134% |
Total PHEV | 951,840 | -4% |