A consulta Jato Dynamics analisou o número de elétricos que foram comercializados no ano passado, concluindo que 2024 não foi um ano positivo para as vendas de veículos elétricos na Europa, com o abrandamento do crescimento que a indústria começou a evidenciar em 2022, resultando numa queda de cerca de 1% nas vendas de elétricos no ano passado.

As matrículas dos modelos puramente elétricos cresceram +107% em termos anuais entre 2019 e 2020, +63% entre 2020 e 2021, +29% entre 2021 e 2022, e +28% entre 2022 e 2023. No entanto, as 1.985.996 unidades de novos ligeiros de passageiros elétricos registadas na UE28 em 2024, marcaram um declínio anual de 1,2%.

A queda nos registos também se refletiu na quota de mercado dos 100% elétricos na Europa, que diminuiu ligeiramente de 15,7% em 2023 para 15,4% no ano passado. A falta de clareza sobre os incentivos aos elétricos, o elevado preço médio de venda a retalho dos novos modelos e os baixos valores residuais – bem como as preocupações com as infraestruturas de carregamento em todo o continente – estão entre as razões subjacentes ao declínio, na perspetiva da Jato Dynamics. “Apesar da queda registada no ano passado, espera-se que a situação melhore em 2025, uma vez que o preço médio de um elétrico continua a diminuir na Europa, em grande parte devido à introdução de modelos menos dispendiosos dos principais fabricantes de automóveis”, comenta a consultora.

Ranking
Elétricos na Europa
em 2024
ModelosMatrículasVariação face a 2023
1Tesla Model Y209.214-17%
2Tesla Model 3112.78912%
3Volvo EX3078.032Nova entrada
4Skoda Enyaq68.8744%
5Volkswagen ID.464.756-24%
6Volkswagen ID.354.531-14%
7BMW iX152.28316%
8MG451.775-28%
9Audi Q448.0942%
10BMW i445.062-8%
11Mercedes-Benz EQA43.08313%
12Cupra Born41.231-5%
13Volvo EX4039.995-21%
14Hyundai Kauai36.451%
15Peugeot 20835.459-23%
16Mercedes-Benz EQB33.18858%
17Volkswagen ID.732.218Nova entrada
18Renault Megane31.445-28%
19Fiat 50029.15-53%
20Kia Niro25.616-33%
TOTAL BEV1985.996-1%
Fonte: Jato Dynamics, ano 2024, Europa
Quota de mercado de veículos elétricos nos diferentes países em 2024
Ranking PHEV
na Europa em 2024
ModelosMatrículasVariação face a 2023
1Volvo XC6060,74141%
2Ford Kuga42,183-22%
3BMW X140,72359%
4Mercedes GLC28,5215%
5Cupra Formentor28,2187%
6Volvo XC9025,19949%
7Volkswagen Tiguan22,82710%
8Kia Sportage22,761-15%
9BMW Série 322,57-11%
10Hyundai Tucson21,886-13%
11Mercedes Classe E21,186255%
12BMW X520,8623%
13Audi A320,37141%
14Toyota RAV418,6715%
15Land Rover Range Rover Sport17,43862%
16Mercedes GLA16,316-6%
17Mercedes Classe C16,144-26%
18BMW Série 516,10743%
19Toyota C-HR15,798nova entrada
20Volvo V6015,169134%
 Total PHEV951,840-4%
Fonte: Jato Dynamics, ano 2024, Europa
Artigo anteriorVai deixar de ser necessário um contrato com fornecedor de energia para carregar
Próximo artigoPeugeot 308, 308 SW e 408 recebem a nova geração de motores híbridos plug-in