Numa apresentação que decorreu em Estocolmo e que teve direito a transmissão streaming para todo o mundo através do YouTube, a Volvo apresentou o seu novo elétrico, o ES90, que se define como um sedan com ares de fastback e uma distância ao solo típica de um SUV.

Contudo, num dos vídeos da transmissão, que acompanhámos nas instalações da sede da marca em Portugal, no Lagoas Park, Oeiras, a certa altura, uma responsável da marca, ao fazer uma espécie de visita guiada, abriu “acidentalmente” uma porta de uma sala onde se encontrava semi-descoberto o futuro EX60 elétrico.

Vamos por partes.

ES90: é o sexto modelo totalmente elétrico da Volvo, mas a primeira berlina EV do fabricante, juntando-se aos EX90, EX40, EC40 e EX30 na jornada da marca rumo à eletrificação total.

Entra no mercado para concorrer com modelos como BMW i5, Audi A6 Sportback e-tron ou Mercedes-Benz EQE.

Fabricado na China, o ES90 mede 5 metros de comprimento, tem 1,55 metros de altura, 1,95 metros de largura e uma distância entre eixos de 3,10 metros que deixam antever muito espaço para as pernas, em especial nos bancos de trás. É construído sobre a arquitetura SPA2 e é o primeiro Volvo com tecnologia de 800V, oferecendo uma autonomia maior (até 700 km no ciclo de testes WLTP) e um carregamento mais rápido do que qualquer outro Volvo elétrico anterior.

A tecnologia de 800 volts permite carregamentos mais rápidos: o ES90 pode adicionar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos em estações de carregamento rápido de 350 kW.

Em termos de motores e autonomias, estas são as opções de lançamento:

Fonte: Volvo

O ES90 é o sexto modelo totalmente elétrico da Volvo, mas a primeira berlina EV do fabricante.

A bagageira oferece até 424 litros de espaço de carga. Ao baixar os três bancos traseiros – todos os quais podem ser rebatidos individualmente – o espaço de carga expande-se para 733 litros. O frunk de 22 litros na parte da frente é perfeito para os cabos de carregamento.

Ao escolher o ES90, os clientes podem optar por sete cores exteriores e quatro opções de jantes, com tamanhos que variam entre 20 e 22 polegadas.

Tal como o EX90, o novo ES90 baseia-se na tecnologia Superset da Volvo Cars que está equipada por computadores de última geração que representam uma melhoria de desempenho oito vezes em relação à geração anterior. “Isto consiste num único conjunto de módulos de hardware e software que suportará todos os nossos próximos automóveis elétricos. Permite-nos melhorar o desempenho geral e a tecnologia de segurança ao longo do ciclo de vida do automóvel e implementá-las rapidamente por meio de atualizações over-the-air em todos os modelos baseados no Superset”, explica a marca. “O ES90 é o primeiro Volvo a ser alimentado por uma configuração dual NVIDIA DRIVE AGX Orin. Isso torna-o o automóvel mais poderoso que já criámos em termos de capacidade de computação central”, afirma Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia.

No interior sobressai um ecrã central de 14,5″ e um teto panorâmico com opção de variação eletrocrómica para que seja possível modificar a luminosidade do habitáculo a partir da luz ambiente exterior.

Preços e versões em Portugal

Em Portugal, o novo ES90, está disponível em três motorizações distintas (Single Motor Extended Range, Twin Motor e Twin Motor Performance) sendo possível também escolher três níveis de equipamento diferenciado (Core, Plus e Ultra).

A Volvo abriu já as encomendas para este novo elétrico. Contudo, o ES90 vai começar a ver-se nos stands da marca em Portugal no final do ano, mas à garagem da maioria dos clientes chegará no primeiro trimestre de 2026.

Os preços iniciam-se nos 72.950€, com destaque ainda para uma campanha de oferta para empresas a partir dos 62.500€ + IVA.

Fonte: Volvo

Eis que surge um vislumbre do EX60…

Em paralelo ao lançamento do ES90 (que internamente tinha o nome de código de “V 551”), a Volvo está a trabalhar na parte final de desenvolvimento da versão integralmente elétrica do XC60, o EX60.

E nesta apresentação streaming do Volvo ES90, a diretora de design da Volvo para a Ásia, Sophie Jingyao Li , “acidentalmente” abriu a porta de uma sala de acesso restrito onde havia um modelo do Volvo EX60 que estava coberto por um pano que tapava o SUV na sua íntegra, exceto a parte traseira.

Obviamente que se tratou de algo propositado e de uma brincadeira por parte da marca que proporcionou, assim, um “easter egg” dentro da apresentação do ES90. A sala aberta por Sophie Jingyao Li era onde a marca constrói modelos em argila, pelo que o EX60 que ali foi mostrado é uma maquete em barro.

A “fuga” aconteceu neste vídeo, ao minuto 24:43:

O Volvo EX60 será lançado em 2026 e é o primeiro modelo da plataforma SPA3 da Volvo.

Artigo anteriorCleanwatts integra projeto internacional no Japão
Próximo artigoProdução renovável abasteceu 78% do consumo de energia elétrica em Portugal