Nas concessões Citroën desde outubro do ano passado, o C3, a mais recente proposta da marca francesa para o segmento B com linhas de SUV, já superou as 4700 encomendas no mercado português, 25% das quais a recaírem na variante totalmente elétrica, a ë-C3.
Feitas as contas, o construtor indica que 4.754 clientes portugueses já tenham encomendado este modelo, maioritariamente na versão 1.2 Turbo (100 cv) a gasolina, com caixa manual de velocidades CVM6, mas com um quarto dos clientes a abraçar a transição elétrica e elegeram a sua variante BEV ë-C3 (113 cv) com bateria de 44 kWh.
Quais são as dimensões
Em termos de dimensões, o ë-C3 tem 4,01 metros de comprimento e 1,76 metros de largura. A distância entre eixos é de 2540 mm e a bagageira tem uma capacidade de 310 litros. Com 1483 kg de tara, este C3 elétrico é 304 kg mais pesado do que o C3 com motor de combustão.
Apesar de ser um utilitário, o construtor procurou que visualmente este novo C3 dê ares de crossover de segmento B, com um exterior “arraçado” de SUV, com um para-brisas menos inclinado, posição de condução mais elevada e uma maior altura (1567 mm sem barras de tejadilho).

Que motor terá e qual a sua autonomia
O modelo é animado por um motor de 83 kW / 113 cv, associado a uma bateria de 44 kWh. Tem um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW. A autonomia anunciada é de 320 km.

Carregamento
O cabo de carregamento modo 3 (Wallbox), com 7 kW e seis metros de comprimento é de série em ambas as versões.
Se usada uma wallbox de 7 kW de potência, o carregamento 20-80% é realizado em 4 horas e 10 minutos.
Existe em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico), por um PVP de 400€ (IVA incluído).
O modelo está apto a receber cargas rápidas em carregador DC de 100 kW (numa estação de carregamento pública), com o qual a carga vai de 20% a 80% em 26 minutos.

Em que cores se apresenta
O ë-C3 estará nos stands numa palete de 6 tons, do Azul Monte Carlo (de série em ambas as versões), aos opcionais Branco Banquise (sólido), Cinzento Mercure, Azul Bright, Preto Perla Nera e Vermelho Elixir (metalizados).

Quando chega e quanto vai custar
Produzido na Europa, o novo ë-C3 está disponível a partir de 23.300€ na sua versão de entrada You. A versão topo de gama, Max, terá um preço a partir dos 27.800€. A variante Plus tem um preço de 25.500 euros.
Para quem tem possibilidade de abater o IVA de 23%, na versão You o IVA é 4356€ e na versão Max o IVA é de 5198€.
Está previsto que a marca disponibilize um ano depois, ou seja, em meados de 2025, uma variante mais acessível do ë-C3, com um preço inferior a 20 mil euros. Essa futura variante terá uma bateria de 30 kWh que dará ao modelo 200 km de autonomia.

Diferenças entre a versão You e a Max
A versão de acesso (You) não tem ecrã de infotainment central embutido, tendo a marca optado antes por uma estação para smartphone que permite conectar o dispositivo ao veículo. Na versão mais equipada, o ecrã táctil central já está presente, tendo 10,25″.
Na versão You os vidros dianteiros são elétricos, ao passo que os traseiros manuais. Na variante Max, o utilizador dispõe de vidros elétricos à frente e atrás.
Outra diferença: na versão You as jantes são de aço e de 16’’, com tampão na roda; na versão Max as jantes são de liga leve e têm 17’’.
A versão You tem apenas uma tomada USB tipo C no painel (carregamento rápido 3A); já a variante Max acrescenta duas tomadas USB Tipo C para os passageiros traseiros (carregamento rápido 3A).
A You tem sensores de estacionamento traseiros, e na versão Max há também o apoio da câmara traseira.
O tejadilho será da cor da carroçaria nas versões You e bi-ton (em branco ou preto) nos ë-C3 Max.
No pilar C e nas laterais da zona inferior da grelha do veículo, os condutores poderão introduzir um toque de personalização com as chamadas “color clips” (amarelas, vermelhas ou brancas), pequenas barras horizontais de função meramente estética a poderem ser encaixadas e tiradas, conforme o gosto do condutor.
