A Volkswagen apresentou esta semana as primeiras imagens do ID.Every1, protótipo que antecipa o futuro elétrico ID.1, modelo que, em 2027, constituirá o acesso à marca alemã, com preços abaixo dos 20 mil euros.

Posicionado acima do ID.1 estará um ID.2 que será lançado em 2026, com preços na categoria dos 25 mil euros e que vai trazer de volta a sigla GTI aos elétricos da marca.
Após o lançamento de versões como o ID.3 GTX e o ID.5 GTX, o fabricante alemão vai recuperar o lettering GTI que se tornou mítico ao longo dos anos e que acompanhou os VW desportivos. A diferença está naquilo que a sigla irá passar a querer dizer: “Gran Turismo Inteligente” em vez de Gran Turismo de Injeção.

De acordo com as informações disponíveis, o primeiro modelo elétrico da Volkswagen a receber o nome GTI será o ID.2. Este veículo de prestações e dinâmica mais desportiva, que terá dimensões próximas das do Polo, será lançado no próximo ano com o objetivo de competir com rivais como o Alpine A290, o Lancia Ypsilon HF, o MINI Cooper JCW E ou o Cupra Raval VZ.

O próximo Golf da nona geração, que será 100% elétrico e chegará aos stands em 2028-2029, também terá uma variante GTI. A Volkswagen terá, assim, hot hatchbacks elétricos em dois dos segmentos mais importantes do mercado europeu, o segmento B (dos utilitários) e o segmento C (dos familiares compactos).

A versão de produção do concept car ID. Every1 também poderá ter uma variante de alto desempenho, até porque terá por base a mesma plataforma (MEB revo) do ID.2, pelo que suportará motores mais potentes do que a unidade de 95 cv (70 kW) vista no concept car. No entanto, a possibilidade de haver um ID.1 GTI ainda não é um dado adquirido, neste momento.