A Volkswagen apresentou esta semana as primeiras imagens do ID.Every1, protótipo que antecipa o futuro elétrico ID.1, modelo que, em 2027, constituirá o acesso à marca alemã, com preços abaixo dos 20 mil euros.

VW ID.Every1 Concept

Posicionado acima do ID.1 estará um ID.2 que será lançado em 2026, com preços na categoria dos 25 mil euros e que vai trazer de volta a sigla GTI aos elétricos da marca.

Após o lançamento de versões como o ID.3 GTX e o ID.5 GTX, o fabricante alemão vai recuperar o lettering GTI que se tornou mítico ao longo dos anos e que acompanhou os VW desportivos. A diferença está naquilo que a sigla irá passar a querer dizer: “Gran Turismo Inteligente” em vez de Gran Turismo de Injeção.

VW ID.Every1 Concept

De acordo com as informações disponíveis, o primeiro modelo elétrico da Volkswagen a receber o nome GTI será o ID.2. Este veículo de prestações e dinâmica mais desportiva, que terá dimensões próximas das do Polo, será lançado no próximo ano com o objetivo de competir com rivais como o Alpine A290, o Lancia Ypsilon HF, o MINI Cooper JCW E ou o Cupra Raval VZ.

VW ID.Every1 Concept

O próximo Golf da nona geração, que será 100% elétrico e chegará aos stands em 2028-2029, também terá uma variante GTI. A Volkswagen terá, assim, hot hatchbacks elétricos em dois dos segmentos mais importantes do mercado europeu, o segmento B (dos utilitários) e o segmento C (dos familiares compactos).

VW ID.Every1 Concept

A versão de produção do concept car ID. Every1 também poderá ter uma variante de alto desempenho, até porque terá por base a mesma plataforma (MEB revo) do ID.2, pelo que suportará motores mais potentes do que a unidade de 95 cv (70 kW) vista no concept car. No entanto, a possibilidade de haver um ID.1 GTI ainda não é um dado adquirido, neste momento.

Artigo anteriorSonae Arauco subscreve um empréstimo sustentável de 200 milhões de euros
Próximo artigoUE reduz proteção do lobo. “Uma decisão errada”, alertam ambientalistas