A Airstream, fabricante dos icónicos atrelados de viagem em alumínio norte-americanos, entrou finalmente na era da eletricidade com o novo Basecamp Xe. Baseado no modelo Basecamp standard, o Xe acrescenta uma bateria e um conjunto de painéis solares no tejadilho para alimentar todas as comodidades no interior.
No entanto, esta que é a primeira caravana elétrica da Airstream não tem motores elétricos para compensar a perda de autonomia sentida pelo veículo que a reboca (algo que esta solução aqui concorrente tem). Possivelmente, num futuro próximo poderemos ter uma caravana elétrica Airstream, até porque a empresa apresentou um protótipo de trailer elétrico chamado eStream em 2022, que tinha uma enorme bateria de 80 kWh e poderia ajudar o veículo a puxar o atrelado.
A bateria de iões de lítio do Basecamp Xe possui 10,3 kWh que fornece energia a um sistema elétrico de 30 amperes totalmente invertido que integra 600 watts de painéis solares (atualizáveis para 900 W) e um inversor de 3000 W. Como apoio, existe um depósito de propano de cerca de 9 kg que pode ser utilizado para aquecer a água ou o próprio atrelado, graças ao sistema híbrido Truma Combi Eco Plus que pode utilizar eletricidade, propano ou ambos para produzir calor.
O atrelado tem 6 metros de comprimento, um eixo e pode acomodar até quatro pessoas num espaço dedicado para dormir na parte de trás. O veículo tem uma casa de banho com duche, lavatório e sanita, e um fogão de indução amovível para cozinhar. A lista de opções inclui uma sanita de compostagem, um micro-ondas e um ar condicionado. O aquecedor também é opcional.
O Airstream Basecam Xe começa em $76.900 (cerca de 71.000 euros). O Basecamp Xe é também 22.000 dólares (20.330 euros) mais caro do que o atrelado de viagem Basecamp normal, não elétrico.
É, portanto, um produto dispendioso e ainda com limitações técnicas, mas que já contribui para reduzir a pegada de carbono da prática de campismo, já que a eletricidade armazenada no pack de baterias e os painéis solares podem substituir, pelo menos parcialmente, as fontes de energia fóssil que alimentam, habitualmente, um atrelado.