O futuro elétrico Volkswagen ID. Every1 que será introduzido no mercado em 2027 e em relação ao qual a marca já desvendou o concept car, vai ser fabricado na Autoeuropa.
O diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, a Comissão de Trabalhadores (CT) da fábrica e o Governo consideram a atribuição da construção do novo elétrico ID. Every1 à unidade fabril de Palmela como uma “decisão histórica”, que reforça a posição estratégica da fábrica portuguesa no Grupo Volkswagen.
“Um marco”, diz diretor-geral da fábrica.
“dia histórico”, salienta Governo.
“Decisão histórica”, comenta comissão de trabalhadores.
“É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. Every1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação”, afirma o diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther, que agradece ainda “o apoio do Governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”.
O ministro da Economia, Pedro Reis, também já aplaudiu a decisão do grupo alemão Volkswagen de construir um novo modelo elétrico em Portugal: “Este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”, afirma o governante em comunicado, considerando que, “de uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”. A escolha da Autoeuropa deverá também “atrair novos fornecedores” da Volkswagen para Portugal, num ciclo virtuoso de investimento, espera Pedro Reis.

A CT diz tratar-se de uma “decisão histórica, determinante para o futuro da fábrica e dos seus trabalhadores”: “A chegada do ID.1 reforça a importância estratégica da Autoeuropa no Grupo Volkswagen e assinala o início de uma nova fase, na qual a eletrificação desempenhará um papel central”, diz a CT, acrescentando que “este novo produto permite olhar para um futuro que a confiança e estabilidade são uma realidade mais próxima, não apenas no presente da fábrica, mas também para as novas gerações de trabalhadores”.
Ainda antes da produção do novo ID. Every1, a fábrica de Palmela deve começar a produzir, já neste verão, a próxima geração do T-Roc, a ser lançada em 2026.
O ID. Every1 terá um preço estimado abaixo de 20.000 euros e será o modelo de entrada da gama da marca. A Autoeuropa revela também que o lançamento deste modelo se insere no “ambicioso plano da Volkswagen de introduzir nove novos modelos até 2027″, incluindo quatro veículos elétricos assentes na plataforma modular elétrica (MEB) com tração dianteira.
O ID. Every1 é alimentado por um motor elétrico com 70 kW (95 cv), tem espaço para quatro pessoas e uma bagageira com 305 litros de capacidade.
