O Lexus RZ foi lançado em 2023 como o primeiro modelo da Lexus construído numa plataforma de arquitetura global dedicada a veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicle).

Numa altura em que criou uma nova versão de entrada para a atual gama RZ, de tração dianteira, a um preço mais atrativo, a marca desvendou, em Bruxelas, na Bélgica, a atualização do SUV elétrico, a meio do seu ciclo de vida, que chegará a partir do final de 2025 e início de 2026.

O novo Lexus RZ fez a sua estreia mundial em Bruxelas, na Bélgica.

Entre as alterações introduzidas constam uma revisão da bateria de iões de lítio (passa a ter 77 kWh de capacidade em vez de 71 kWh), para um maior rendimento e uma evolução do eAxle da Lexus, que permitem um aumento esperado na autonomia de condução de até 100 km (dependendo do modelo e da homologação final). Ou seja, a autonomia do Lexus RZ, que variava até aqui entre os 395 km e os 440 km, passa a poder ir até aos 495 km e 540 km.

“O desempenho da bateria de iões de lítio de elevado rendimento foi melhorado através da melhoria e do aumento do número de células da bateria. Por sua vez, isto permite um maior rendimento do motor elétrico do eAxle. Para o cliente, isto não só melhora a aceleração a fundo e o desempenho à velocidade máxima, como também contribui para uma condução mais estimulante e reativa a médio prazo”, afirma a marca.

A bateria passa a assinalar 76.96 kWh em vez da capacidade atual de 71.4 kWh.

Além disso, o tempo de carregamento da bateria é mais rápido, auxiliado pela adoção de um novo sistema de pré-aquecimento da bateria e de um carregador de bordo de 22 kW CA. Relativamente à nova função de pré-aquecimento da bateria (para carregamento a baixas temperaturas) otimiza a temperatura da bateria antes do início do carregamento, eliminando atrasos. Como resultado, o tempo de carregamento deverá ser reduzido em cerca de 30 minutos.

A gama RZ tem três opções de potência diferentes: 224 cv /165 kW no RZ 350e; 380 cv /280 kW no RZ 500e; e 408 cv /300 kW no RZ 550e F SPORT.

Outra inovação técnica do novo RZ consta a primeira aplicação num veículo de produção em série da Lexus do sistema “steer-by-wire”.

A nova gama também traz, pela primeira vez, o desempenho e o estilo F Sport para o RZ. O RZ 550e, com tração integral, passa a ser o RZ mais potente e oferece uma nova experiência de condução BEV com o sistema Lexus Interactive Manual Drive, um sistema eletrónico que proporciona mudanças de velocidade manuais virtuais.

O novo Lexus RZ é o primeiro de três novos Lexus BEV a estrear este ano.

No controlo de tração Direct4, no arranque e na aceleração em linha reta, a distribuição de potência dianteira/traseira é controlada entre 60:40 e 0:100 para suprimir a inclinação e produzir uma sensação de aceleração direta. Durante as curvas, a relação de distribuição é otimizada entre 80:20 e 0:100, de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo de viragem, para se adaptar às condições de condução.

Em vez de ser completamente redondo, o volante foi concebido sem as secções superior e inferior, pelo que tem uma forma quase retangular, com punhos curvos nos lados esquerdo e direito. Segundo a marca, o design ajuda a concentrar a atenção do condutor na estrada à sua frente e, sendo compacto, liberta mais espaço à volta dos joelhos e das pernas para facilitar a entrada e saída do automóvel.

O sistema funciona numa gama de aproximadamente 200 graus, desde o ponto morto até ao bloqueio total à esquerda ou à direita. Isto proporciona ao condutor um controlo preciso e uma operação fácil.

Artigo anteriorPeugeot com e-3008 e e-5008 mais potentes
Próximo artigoFundação “O Século” constrói alojamento local na Ericeira com financiamento verde do BPI