O perfil do consumidor português está a mudar: está mais atento, tem maior consciência ambiental e valoriza o consumo sustentável, indica um estudo da Consumers Trust Labs por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor que se cumpre este sábado, 15 de março.

Nas tendências de consumo mais relevantes, 66% dos inquiridos apontam a sustentabilidade e a ética e 51.4% admite estar disposto a pagar mais por um produto sustentável. Adquirir produtos com embalagens recicláveis ou biodegradáveis já é opção para 58.7%. Por seu lado e ainda segundo este estudo de opinião, 53.2% afirma evitar marcas com grande impacto ambiental, caso saiba que uma marca polui significativamente o ambiente.

No que se refere às condições laborais de quem produz os produtos vendidos por uma marca, 61.7% admite que não compraria um produto se soubesse que foi produzido em condições precárias de trabalho, como, por exemplo,  exploração infantil, salários injustos ou excesso de horas de trabalho.

No que diz respeito a experimentar novas marcas, em 2025, ou manter-se fiel às que conhece, 66.4% responde que “tudo depende do produto e serviço oferecido” evidenciando que o consumidor atual valoriza sobretudo a experiência de compra e o atendimento personalizado e eficaz. Já 29.5% responde que prefere marcas que já conhece e 4.1% prefere experimentar novas marcas.

No que se refere à primeira opção – antes de comprar um produto novo -, 57.6% diz que avalia o preço e a disponibilidade do produto e apenas 24.5% diz procurar uma alternativa sustentável (segunda mão, reciclado, produzido de forma ética.)

Sobre os valores de uma marca, a qualidade do produto é o fator mais valorizado para 86.3% dos inquiridos. Segue-se a acessibilidade do preço (72.1.%) e o atendimento ao cliente (51.1%). A sustentabilidade foi apontada por 44.8% dos consumidores e a responsabilidade social da marca importa para 34,5% dos inquiridos.

Na opinião de Pedro Lourenço, CEO da Consumers Trust e fundador do Portal da Queixa, “este estudo destaca que, além da qualidade do produto ou serviço e da importância que dão à reputação das marcas, os consumidores estão cada vez mais atentos, conscientes e sensíveis às práticas de sustentabilidade e responsabilidade das marcas no âmbito do impacto ambiental. Esta preocupação é admitida pela maioria dos inquiridos do estudo – e ficou vincada em várias respostas -, mostrando que as marcas devem assim adaptar-se a estas novas tendências de consumo consciente e responsável, para serem valorizadas e elegíveis pelos consumidores.”

O estudo ‘Consumo Consciente e Responsável’ realizou-se através de um questionário online efetuado entre os dias 03.03.2025 e 12.03.2025 junto de um universo de 1.353 participantes. A faixa que mais respondeu encontra-se entre os 35 e os 54 anos (36%), e a maioria dos inquiridos pertence ao género feminino (50.1%).

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