A Toyota vai passar a ter três SUV 100% elétricos: ao bZ4X (que recebeu agora uma atualização), a marca adiciona duas outras propostas, o C-HR+ e o Toyota Urban Cruiser. Se o bZ4X se integra no segmento D, o C-HR+ entra para o segmento C, ao passo que o Urban Cruiser vai disputar o segmento B.
Ao mercado português, a renovação do bZ4X será a primeira a ficar disponível: setembro de 2025. O C-HR+ chegará a partir do início de 2026, a passo que a comercialização do Urbain Cruser está prevista para o final do primeiro trimestre de 2026.

Ou seja, no espaço de doze meses, o fabricante triplica a sua oferta BEV de ligeiros de passageiros, passando a ter três viaturas elétricas.
E até ao final de 2026, o roteiro Toyota prevê adicionar outros três modelos (ainda não revelados), perfazendo, assim, um portfólio de seis ligeiros de passageiros totalmente elétricos. Partindo das informações disponíveis e da imagem-teaser avançada pela marca, deduzimos que esses três modelos se tratem de dois SUV (um dos quais possivelmente o Land Cruiser, na sequência do concept Land Cruiser Se) e de uma pick-up (eventualmente uma Hilux elétrica):

Urbain Cruiser para o segmento B
O novo Urban Cruiser é o modelo Toyota mais compacto da gama de SUV elétricos para o mercado europeu.
Com lançamento, em Portugal, previsto para o final do primeiro trimestre de 2026, o Urban Cruiser adota a oferta dupla de bateria da Toyota para os seus modelos totalmente elétricos.
Tração do Urban Cruiser | Capacidade da bateria | Potência máxima | Autonomia |
Dianteira | 49 kWh | 106 kW / 144 cv | 300 km |
Dianteira | 61 kWh | 128 kW / 174 cv | 400 km |
AWD | 61 kWh | 135 kW / 184 cv | 350 km |
As dimensões exteriores são ligeiramente superiores às do Toyota Yaris Cross híbrido e no interior, a marca refere que o espaço rivaliza com o de modelos de segmento superior, graças a uma distância entre eixos de 2.700 mm. É possível obter mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros – ou espaço de carga – com um sistema de bancos traseiros deslizantes.
O Urban Cruiser é construído sobre uma nova plataforma dedicada para veículos elétricos a bateria. A autonomia prevista para o modelo de tração frontal (FWD) com a bateria de 49 kWh é de cerca de 300 km; com a bateria maior, de 61 kWh, o valor é de 400 km.
Ambas as baterias utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP).
No interior, há um ecrã de 10,25’’ atrás do volante e um ecrã multimédia de 10,1’’.
C-HR+ para o segmento C
A Toyota revelou o Toyota C-HR+, um modelo elétrico a bateria, totalmente novo, que se propõe ser um player no segmento C-SUV BEV.
Com linhas de coupé, este modelo foi desenvolvido a partir do conceito de SUV compacto que a Toyota apresentou em 2022, o Toyota C-HR Prologue.
Com lançamento previsto nos primeiros mercados europeus no final de 2025, mas com chegada a Portugal a partir de 2026, este SUV juntar-se-á ao SUV de segmento D do fabricante nipónico, o bZ4X, que foi também atualizado (ver mais abaixo neste mesmo artigo).
Embora inspirado no Toyota C-HR, o Toyota C-HR+ é um modelo diferente. É construído com base na plataforma e-TNGA da Toyota (plataforma dedicada para 100% elétricos) e tem uma carroçaria e um interior diferentes.
Com um comprimento total de 4.520 mm, a distância entre eixos estende-se até 2.750 mm. Isto ajuda a garantir um habitáculo mais espaçoso e uma distância de 900 mm entre a frente e a traseira. A bagageira tem 416 litros de espaço de carga.
O Toyota C-HR+ será proposto em duas opções de baterias diferentes. Uma unidade de 57.7 kWh (capacidade bruta) será exclusiva para o modelo de tração dianteira e uma bateria de 77 kWh de maior capacidade estará disponível para os sistemas de tração dianteira e integral.
No interior, há um ecrã multimédia de 14 polegadas que será um equipamento de série em todos os modelos Toyota C-HR+.
A autonomia máxima prevista, de acordo com o ciclo de condução WLTP, é de até 600 km (valor provisório pendente de homologação), dependendo da versão e da motorização.
Um carregador de bordo de 11 kW é fornecido de série, com uma unidade de 22 kW fornecida na versão mais equipada. O carregamento rápido em DC pode atingir velocidades até 150 kW.
A versão AWD debita 343 cv / 252 kW, permitindo atingir os 0-100 km/h em 5.2 segundos. O modelo de tração dianteira com a bateria de 57.7 kWh oferece 167 cv / 123 kW; O modelo de tração dianteira com opção pela bateria de 77 kWh aumenta a potência para 224 cv / 165 kW.
bZ4X para o segmento D
O SUV elétrico a bateria Toyota bZ4X, que era até aqui o único SUV elétrico da marca, terá uma renovação profunda, desde que o modelo foi lançado em 2022.
A gama bZ4X cresce com a introdução de duas opções de bateria. O SUV de segmento D será proposto com uma bateria de 57.7 kWh ou 73.1 kWh (capacidade bruta).
A autonomia máxima, de acordo com o ciclo de condução WLTP, deverá ser de 573 km.
A Toyota garante que as suas baterias manterão um mínimo de 70% da sua capacidade original até 10 anos, ou até um milhão de quilómetros percorridos
Para Portugal, estão previstas duas motorizações de tração dianteira:
– Bateria de 57.7 kWh e 167 cv (123 kW)
– Bateria de 73.1 kWh e 224 cv (165 kW)
Também estará disponível um novo carregador de bordo de 22 kW AC (na versão mais equipada). A potência máxima de carregamento em corrente contínua mantém-se em 150 kW.
O design foi atualizado tanto no interior como no exterior. A frente apresenta uma aerodinâmica melhorada e o interior inclui uma nova consola central e um novo design do painel de instrumentos, com um ecrã multimédia de 14’’ de série.
Os eAxle (motor elétrico e transmissão) também foram melhorados, utilizando agora semicondutores de carboneto de silício (SIC). A suspensão foi igualmente redesenhada.
As primeiras unidades do novo bZ4X estão previstas em Portugal em setembro 2025.