A Nestlé Professional está a desenvolver uma iniciativa que visa transformar borras de café e cápsulas recicladas para fabricar mais de 17.000 cadeiras de esplanada, que em breve estarão espalhadas por Portugal Continental e ilhas Açores e Madeira, abrangendo uma vasta rede de parceiros do canal HORECA (HOtéis, REstaurantes e CAfés).

Criadas pelas marcas Buondi, Sical, Tofa e Christina, da Nestlé, estas cadeiras nascidas segundo o conceito de circularidade, tem dois modelos: um modelo que utiliza em média 15% de borras de café com 85% de plástico reciclado; outro modelo que utiliza cerca de 150 cápsulas Nescafé Dolce Gusto recicladas por cadeira produzida.

“Ao eliminar a utilização de plásticos virgens através desta iniciativa, a Nestlé Professional dá um grande passo que contribui para a meta de reduzir o uso desses materiais em 1/3 até ao final de 2025”, indica a empresa que esclarece que estas cadeiras de esplanada vão contar com informações sobre a circularidade dos materiais, tornando o impacte ambiental algo visível e real para os consumidores.
 
“Queremos que as pessoas, para além de apreciarem um bom café, se sintam parte da transformação sustentável das nossas marcas.” afirma Jorge Silva, Marketing Manager de Nestlé Professional.

 “a inovação na sustentabilidade é quando aproveitamos algo que seria desperdício e o transformamos em valor”, afirma hugo silva.

Já Hugo Silva, Sustainability Delivery Manager da Nestlé, refere que “a inovação na sustentabilidade é quando aproveitamos algo que seria desperdício e o transformamos em valor. Sente-se, literalmente, na prova de que a mudança já está a acontecer, onde reaproveitamos materiais que já fizeram parte da nossa cadeia de valor, reintroduzindo-os para produzir estas cadeiras de esplanada.”
 
Este projeto tornou-se possível através das parcerias com a Bio4Plas, especialista na reciclagem de cápsulas de café e na produção de biocompósitos e biopolímeros, que desenvolve novos materiais com reaproveitamento das borras de café.

A iniciativa contou ainda com a colaboração da Plásticos Joluce, empresa que desenvolveu os testes com estes materiais e que é também a responsável pela produção das cadeiras. Os materiais reciclados incorporados nas cadeiras resultam do programa RECAPS – programa de recolha e reciclagem de cápsulas de café a nível nacional.

Artigo anteriorHelexia nomeia diretor de operações para acelerar crescimento da transição energética
Próximo artigoFeelViana Sport Hotel recebe distinção da União Europeia por boas práticas ambientais