As boas práticas ambientais do FeelViana Sport Hotel, unidade hoteleira sediada na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, mereceram a atribuição de licença de utilização do “Rótulo Ecológico da União Europeia”, na categoria de «Alojamento Turístico».
Desde a fundação, em 2017, que os responsáveis do hotel manifestaram em cada pormenor uma atenção muito especial aos temas relacionados com a sustentabilidade ambiental, ainda não era esta uma matéria que estava na agenda pública.
“Essa preocupação esteve sempre patente na escolha dos materiais para a edificação da estrutura, na forma como quisemos integrar o hotel no meio ambiente que o rodeia, ou na pedagogia que fazemos junto dos hóspedes”, sustenta José Sampaio, sócio-gerente do FeelViana Sport Hotel. “Esta distinção premeia a forma como a equipa abraçou com entusiasmo estas questões e leva-nos a refletir sobre o que ainda podemos fazer para sermos cada vez melhores nesta área”, acrescenta.
A atribuição deste rótulo de excelência ambiental, reconhecido em toda a Europa e no mundo, premeia a política ativa de utilização de fontes de energia renováveis, a economia de energia e água e a redução de resíduos e a melhoria do ambiente local.
Em cada pormenor do FeelViana Sport Hotel optou por escolhas ecologicamente responsáveis. É o caso da escolha das comodidades (dispensadores coletivos invioláveis, de reposição), a escolha de fornecedores locais, com preferência por quem tem rótulo ecológico, ou a redução/eliminação de plásticos de utilização única.
Nas já referidas medidas de consumo racional de água contam-se torneiras, chuveiros e sanitas com caudal regulado, e no patamar da eficiência energética a produção de energia solar, as luzes com sensores de proximidade em zonas comuns do hotel, o sistema de AVAC e Luzes (climatização e iluminação com sistema de desligar), entre outras medidas que são pensadas dentro dos pilares económico, ambiental e social.
Do Plano de Sustentabilidade Ambiental, Social e Económico do complexo hoteleiro destaque também para uma série de ações de sensibilização ambiental, como o apadrinhamento do Monumento Natural da Ribeira de Anha, um trabalho que tem sido desenvolvido através de protocolo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, e que também passa pela erradicação de espécies invasoras.