“Uma fera dos ralis, dos drifts e das pistas, adaptada à estrada”: assim se pode resumir o caderno de encargos que levou ao desenvolvimento e afinação do Renault 5 Turbo 3E. Este é o modelo de estrada mais potente e performante de sempre da gama Renault, que revive uma herança lendária, a dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 1980.

Estes modelos emblemáticos, agora veículos de coleção, marcaram a sua época e as suas conquistas em ralis testemunham as “bestas de corrida” que já eram.

Assente numa plataforma personalizada e adaptada, o Renault 5 Turbo 3E é o resultado de uma colaboração entre as equipas Renault, a Alpine Cars, entre outros parceiros, designadamente a Ampere para o software e a arquitetura eletrónica e a Mobilize para o carregamento bidirecional (V2L e V2G) .

O Renault 5 Turbo 3E tem também especificações técnicas impressionantes: 540 cv, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, um binário impressionante de 4.800 Nm e superestrutura em fibra de carbono.

acelera dos 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos.

Para recuperar a base genética do Renault 5 Turbo e do Turbo 2, o Renault 5 Turbo 3E utiliza uma nova plataforma, especialmente desenvolvida, que lhe confere tração traseira. No que diz respeito às diferenças em relação ao Renault 5 E-Tech elétrico, o para-brisas foi recuado e a distância entre eixos aumentada de 2,54m para 2,57m para obter um comprimento de 4,08m, largura de 2,03m e altura de 1,38m, dando a ideia de que o pilar do para-brisas está unido às rodas dianteiras. “Com estas dimensões, o Renault 5 Turbo 3E tem o comprimento de um citadino e a largura de um supercarro. E com o desempenho que lhe está associado, faz sentido a sua definição como ‘mini-supercarro’”, afirma a marca.

O Renault 5 Turbo 3E, de duas portas e dois lugares, tem jantes de 20 polegadas. Dois motores elétricos estão montados nas rodas traseiras, enquanto a bateria está alojada sob o piso.

O Renault 5 Turbo 3E será proposto com várias opções de cores exteriores e interiores. Algumas delas fazem lembrar as cores históricas dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 de série. Por exemplo, estará disponível em vermelho ou com uma cor que combina o amarelo, o branco e o preto, em homenagem à lendária cor do Tour de Corse de 1982. Novas opções de personalização estarão igualmente disponíveis em estilo gentleman-driver

Com a bateria posicionada sob o piso, os engenheiros da Alpine Cars responsáveis pelo desenvolvimento e pelas ligações ao solo puderam tirar partido de um centro de gravidade mais baixo para concretizar as suas ideias de máxima agilidade, desempenho portentoso e capacidades de drifting (com uma função dedicada de “assistência ao drift” e um travão de mão vertical), para sensações de condução emocionantes.

No total, incluindo a bateria de 70 kWh, o Renault 5 Turbo 3E pesa cerca de 1450 kg. Com a sua motorização de 540 cv (2 x 200 kW), apresenta uma relação peso-potência de 2,7 kg/cv. O tempo de 0 a 100 km/h será inferior a 3,5 segundos e uma autonomia superior a 400 km (dados mistos WLTP pendentes de homologação). A bateria é totalmente recarregada por corrente alternada através de um carregador integrado de 11 kW em cerca de 8 horas.

O Renault 5 Turbo 3E pode atingir uma velocidade máxima até 270 km/h.

O recarregamento é rápido, graças à sua infraestrutura de 800 volts e à sua capacidade de carga de 350 kW em corrente contínua. Bastam 15 minutos para passar de 15 a 80% da carga da bateria. Para as ultrapassagens, o volante terá um botão que ativará um aumento de potência. Outro botão permite regular a travagem regenerativa em quatro níveis. Por fim, serão propostos quatro modos de condução com definições multi-sensoriais: normal, neve, desporto e corrida, com a função “drift assist” integrada neste último.

O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em vários mercados de referência – Europa, Médio Oriente, Japão e Austrália – com uma produção limitada a 1980 unidades, em homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo. Todas serão numeradas. Os clientes poderão escolher o número de unidade pretendido no momento da encomenda. As reservas serão abertas nas próximas semanas e as primeiras entregas terão lugar em 2027.

Principais especificações técnicas

  • Comprimento: 4,08 m / Largura: 2,03 m / Altura: 1,38 m
  • Distância entre eixos: 2,57 m / Distância ao solo: 118 mm
  • Peso: 1.450 kg
  • Plataforma elétrica feita à medida, arquitetura de 800 volts
  • Motores elétricos das rodas traseiras 2 x 200 kW (540 cv / 4.800 Nm)
  • Bateria de iões de lítio de 70 kWh / autonomia WLTP >400 km
  • Corrente alternada: 11 kW, bidirecional (tempo de recarga 0-100 % em 8 horas)
  • Corrente contínua: 350 kW (tempo de recarga 15-80 % em 15 minutos)
  • 0-100 km/h: < 3,5 s / Velocidade máxima: 270 km/h
Artigo anteriorAberto concurso para apoiar introdução de táxis elétricos. Verba disponível de 1M€
Próximo artigoBling Energy e Importrust estabelecem parceria para carregar veículos elétricos com energia solar