A Toyota mostrou o FT-Me, um protótipo de um quadriciclo que materializa uma visão para a micromobilidade 100% elétrica inspirado nas soluções de mobilidade da marca desenvolvidas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024.
O Toyota FT-Me “tem como objetivo responder às necessidades em evolução dos habitantes das cidades e aos desafios do meio urbano moderno”, refere o construtor.
O FT-Me é um veículo compacto, de 2 lugares, com menos de dois metros e meio de comprimento. O seu design privilegia a manobrabilidade, ocupando apenas metade de um lugar de estacionamento, ou mesmo um terço quando está disponível um estacionamento perpendicular. O estilo do veículo, inspirado no capacete de um avião a jato, combina o preto e o branco em dois tons contrastantes.
“O conceito FT-Me abraça a filosofia ‘Mobilidade para Todos’ da Toyota, abrangendo tanto os condutores mais jovens como aqueles que pretendem reduzir o tamanho do seu veículo na paisagem urbana em mudança. À medida que as cidades continuam a evoluir, o FT-Me oferece uma solução versátil, sustentável e elegante, e mais um passo para a criação de um ecossistema de mobilidade inclusiva para pessoas, bens e serviços”, comenta o fabricante.
O FT-Me oferece mobilidade acessível a pessoas com cartas de condução de nível básico, incluindo pessoas com apenas 14 anos de idade em alguns mercados.
A sua versatilidade foi concebida para satisfazer as diversas necessidades dos utilizadores, oferecendo opções personalizáveis tanto para adolescentes como para empresas, e um conceito de visibilidade de 360 graus garante o máximo contacto visual com os outros utentes da estrada, reforçando a segurança e a manobrabilidade.
O veículo está também equipado com funcionalidades de conetividade, permitindo uma integração perfeita com smartphones para entrada sem chave e prestação de serviços.
O FT-Me pode ser conduzido apenas por comandos manuais no seu volante inovador, o que também o torna utilizável por utilizadores de cadeiras de rodas sem qualquer transformação ou modificação posterior.
O veículo utiliza materiais reciclados, tendo como objetivo uma redução de 90% na pegada de carbono em comparação com os veículos urbanos atuais. Segundo a marca, o sistema de propulsão do FT-Me consome três vezes menos energia por quilómetro do que um veículo elétrico a bateria de alta capacidade. Além disso, o FT-Me possui uma tecnologia de painéis solares no tejadilho que pode carregar a bateria principal, adicionando 20 a 30 km de autonomia por dia em ambientes urbanos, cobrindo facilmente a utilização diária esperada, o que, dependendo das condições meteorológicas, elimina a necessidade de ligação à corrente para muitos utilizadores.
Este quadriciclo deixa no ar a possibilidade de a Toyota vir a ter um modelo citadino para concorrer no segmento do Citroën Ami.