A Lamborghini está a caminhar para a eletrificação, ainda que de forma prudente, visto que os seus clientes mais fiéis ainda torcem o nariz aos puros elétricos. De resto, o 100% elétrico da marca só chegará no final da década, pelo que até lá a entrada da eletricidade nos Lamborghini será (e está a ser feita) em modo híbrido ou como o fabricante do Grupo Volkswagen prefere chamar-lhe HPEV (High Performance Electrified Vehicle).

Assim, tivemos o Revuelto a ser revelado oficialmente em março de 2023 como sucessor do Aventador, tendo-se apresentado como o primeiro híbrido Plug-in da Lamborghini. Agora, temos o Temerario, o segundo Plug-in da marca, desvendado em agosto de 2024 (em Pebble Beach) como herdeiro do Hurrácan, e cujas encomendas abriram agora para Portugal.

O Temerario combina um motor V8 twin-turbo de 4.0 litros com três motores elétricos. O motor de combustão atinge o red line às 10.000 rpm, disponibilizando uma potência máxima de 800 cv entre as 9.000 e as 9.750 rpm. Em combinação com o trio de motores elétricos (dois para a frente e um para trás)4, é gerada uma potência híbrida combinada de 920 cv e 800 Nm de binário.

No Temerario, a opção Plug-in serve, assim, para exponenciar a potência disponibilizada e não para proporcionar uma autonomia elétrica.

Aliás, num primeiro momento, quando no ano passado, a marca apresentou este seu “touro” nem indicava o número de quilómetros que era possível fazer apenas com a propulsão elétrica, o que mostra que esse não é, de todo, o aspeto relevante da tecnologia neste superdesportivo.

No Temerario a bateria de iões de lítio tem apenas 3,8 kWh. Essa ténue capacidade só dá para 8 km de autonomia em modo 100% elétrico, pelo que a bateria, que pode ser carregada pelo V8 ou por uma tomada AC até 7 kW, destina-se sobretudo a alimentar os motores elétricos e assim incrementar a potência, especialmente nos arranques, ainda que a marca refira que a hibridização consiga reduzir emissões no modelo.

O modelo tem uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades. Em termos de performance, o veículo acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 343 km/h.

Quanto a preços, o Temerario terá um preço de arranque abaixo dos 400 mil euros, possivelmente a rondar os 390 mil euros.

As encomendas já abriram, mas as primeiras entregas a clientes só acontecerão no início de 2026.

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