A iniciativa de responsabilidade social “Um Toyota, uma Árvore”, lançada em 2005, tem como objetivo plantar uma árvore por cada viatura nova Toyota vendida. Ao longo de 20 anos, esta ação tem contribuído para a reflorestação de áreas afetadas por incêndios florestais, promovendo a preservação ambiental e da biodiversidade. Até à data, a Toyota realizou mais de 40 plantações em Portugal continental e ilhas, totalizando 225.000 árvores plantadas.

No Dia da Árvore, 21 de março de 2025, a Toyota Caetano Portugal celebrou este marco com uma plantação simbólica da árvore número 225.000 na sua sede. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, e da embaixadora da marca, Margarida Vila Nova, bem como de Luis Ramos, Presidente da Salvador Caetano Auto. Este ano, a Toyota destinou 12.000 árvores ao concelho de Albergaria-a-Velha, uma área severamente afetada pelos incêndios do verão passado.

Esta iniciativa reflete a política global da Toyota de proteção da natureza, alinhada com a visão “Vamos Mais Além”, que visa reduzir o desperdício, aumentar a eficiência e maximizar os recursos. A empresa tem investido na massificação de tecnologias de eletrificação, incluindo híbridos, veículos elétricos a bateria e a hidrogénio, com o objetivo de preservar o meio ambiente e combater as alterações climáticas, acelerando o caminho para a neutralidade carbónica.

Além das ações de reflorestação, a Toyota anunciou este ano a instalação de cinco colmeias pedagógicas no bosque do perímetro da sua sede em Vila Nova de Gaia, visando apoiar a simbiose e o equilíbrio com a natureza.

Desde as primeiras 4.000 árvores plantadas em Alcanena até às 15.000 que serão entregues este ano à floresta, a Toyota reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Artigo anteriorFundo Ambiental vai gerir projetos de 1,3 mil milhões de euros
Próximo artigoSinais das alterações climáticas agravaram-se